Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

31 de julho de 2013

UPA de Botafogo é a primeira do país a receber ouro no Prêmio de Qualidade Rio em gestão


Pela primeira vez, uma UPA foi premiada na categoria Ouro do Prêmio Qualidade Rio (PQRio) de 2012, a mais importante honraria do Governo do Estado na área de gestão. O prêmio foi entregue nesta quinta-feira, dia 06 de junho, à Unidade de Pronto-Atendimento de Botafogo, que participou com outras instituições públicas e privadas de todo o estado. Inaugurada em agosto de 2008, a UPA já havia conquistado a Menção Honrosa, o Bronze e a Prata, na mesma premiação em anos anteriores. O modelo dessa premiação é o de excelência em gestão, preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade. O prêmio é dado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço do Governo do Estado.

- Investir em uma gestão de qualidade significa aprimorar a conduta dos profissionais, incentivar a qualificação continua e melhorar os processos de trabalho. O resultado disso pode ser constatado no atendimento dos 14 mil pacientes que recebemos, em média, por mês na unidade - destaca a coordenadora da UPA de Botafogo, Flávia Leite.

A UPA Botafogo participa do Prêmio Qualidade Rio desde 2009, quando obteve o reconhecimento na categoria Menção Honrosa. Em 2010, conseguiu reconhecimento na categoria Bronze. No ano seguinte, em 2011, melhorias na gestão garantiram a categoria Prata. E finalmente em 2012, a unidade obteve o reconhecimento na categoria Ouro.

O prêmio - Lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o PQRio classifica as organizações de acordo com seu estágio de desenvolvimento gerencial, adotando como base o modelo de excelência em gestão que contempla, entre outros requisitos: liderança da alta administração, desempenho relativo aos clientes, gerenciamento de um sistema de informações, gerenciamento de processos, desenvolvimento de recursos humanos e otimização dos custos.

O PQRio é dividido em cinco categorias: Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Medalha de Ouro, que são definidas de acordo com faixas de pontuações. O propósito é conduzir gradativamente as organizações avaliadas a concorrerem ao Prêmio Nacional de Gestão Pública.

Gestão - Em janeiro de 2013, a Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSSHMTJ) assumiu a gestão de quatro Unidades de Pronto-Atendimento - Botafogo, Copacabana, Tijuca e Jacarepaguá -, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A OSSHMTJ também gere o Hospital da Mulher Heloneida Studart, o Hospital e Clínica da Mãe, os leitos de UTI do Hospital Estadual Albert Schweitzer e o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans. Este último hospital e a UPA da Tijuca foram premiados com a Menção Honrosa. 

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim