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26 de agosto de 2013

UPA de Botafogo comemora cinco anos com avanço na qualidade da assistência e investimento na qualificação dos profissionais

 

Nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Botafogo comemora cinco anos de existência com muitas razões para comemorar. A unidade realiza uma média de 14 mil atendimentos por mês e foi a primeira UPA do país a ser premiada na categoria Ouro do Prêmio Qualidade Rio (PQRio) entregue em junho, a mais importante honraria do Governo do Estado na área de gestão que conta com a participação de instituições públicas e privadas de todo o estado. O objetivo é destacar a excelência em gestão, preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade. O prêmio é dado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço do Governo do Estado.

Nestes cinco anos de existência, a unidade tem cumprido o seu papel de ajudar a organizar a rede pública de saúde e atender casos de baixa e média complexidades, ajudando a reduzir o fluxo nas grandes emergências e mantendo a média de alta taxa de resolutividade do serviço, com uma taxa de transferência inferior a 1% dos pacientes atendidos. 

Outro indicativo importante da qualidade da assistência ofertada pela UPA é o índice de satisfação do usuário. Em pesquisa realizada em junho, por exemplo, a Ouvidoria recebeu 57 questionários com opiniões sobre o atendimento recebido. Destes, 48 pacientes ou familiares demonstram satisfação com o serviço prestado - o que equivale a 84% de satisfação. O sistema de Ouvidoria funciona por meio de amostragem. Os pacientes e familiares recebem um questionário de preenchimento simples e rápido e, se desejarem, atestam as respostas referentes ao atendimento.

A doméstica Nilsa Belfort, de 60 anos, moradora de Duque de Caxias, deu entrada na UPA sentindo falta de ar e cansaço. Depois de receber atendimento, a paciente elogiou a assistência prestada.

- Fui muito bem atendida por todos. O médico me examinou, fiz exames, nebulização e recebi os remédios. Gostei porque eles foram atenciosos comigo e com o meu filho e não tive que esperar muito tempo pelo atendimento - afirma dona Nilsa.

Gestão - Em janeiro de 2013, a Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSSHMTJ) assumiu a gestão de quatro Unidades de Pronto-Atendimento - Botafogo, Copacabana, Tijuca e Jacarepaguá -, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A OSS HMTJ também gere o Hospital da Mulher Heloneida Studart, o Hospital e Clínica da Mãe, os leitos de UTI do Hospital Estadual Albert Schweitzer e o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans.

Capacitação - O investimento na qualificação, reciclagem e integração da equipe de profissionais ganhou um reforço importante em junho, data da inauguração do Centro de Estudos da UPA Botafogo. O investimento em estudo e pesquisas na área de saúde é um dos pilares da gestão da OSS HMTJ, que está ampliando a criação dos Centros em todas as unidades geridas pelo grupo. As palestras na UPA Botafogo são realizadas sempre na última semana de cada mês, com temas relacionados à rotina de trabalho. 

 

 

 

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