Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

24 de março de 2015

UPA Copacabana recebe comitiva da província sul-africana de Guateng

A UPA Copacabana recebeu a visita da Comitiva de Gauteng, uma província da África do Sul, nesta segunda-feira, dia 23. Antes da visita, os representantes da província africana se encontraram com o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, que apresentou os formatos de atendimento da unidade. O Rio Imagem também foi visitado pelo grupo.

- O interesse em conhecer a estrutura da saúde pública do Rio de Janeiro se deu porque, segundo eles, o perfil da população da província de Guateng é semelhante ao da população fluminense. Nosso modelo de atendimento em unidades como as UPAs e o Rio Imagem se consolidou e por isso, estamos sendo referência para outros países. As UPAs, por exemplo, já serviram de padrão para o atendimento na Argentina – explicou Felipe Peixoto.

A proposta das visitas às unidades foi fazer com que os membros da comitiva seguissem realmente todo o fluxo da assistência. Os visitantes acompanharam a entrada, o atendimento e os procedimentos adotados até a saída do paciente. Também foram expostos os formatos de regulação dos usuários, disponibilização de vagas para agendamentos de exames de imagem, entre outros processos.

Um dos pontos que despertaram a atenção da comitiva foi a classificação de risco nas UPAs, sob a responsabilidade da equipe de enfermagem.

- Para eles, foi um diferencial o fato de o atendimento inicial ser feito por um profissional da saúde, e não por um atendente administrativo. Este é o ponto que faz com que os casos de maior gravidade sejam atendidos com prioridade – destacou Elson Baleiro, coordenador das UPAs.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim