Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

05 de fevereiro de 2015

UPA Botafogo investe em ações de responsabilidade social

Em setembro do ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Botafogo deu início a um projeto para arrecadar materiais recicláveis produzidos pela unidade, que são entregues semanalmente em um posto de coleta da Light. Papelão, caixas para transportar remédios e vidros são revertidos em desconto na conta de luz da Associação de Moradores do Santa Marta, instituição escolhida pela unidade para receber o benefício por se tratar de uma representação da comunidade localizada nas proximidades da UPA Botafogo. A unidade vem investindo em diversas ações que se convertam em benfeitorias à comunidade. Ou seja, são iniciativas de responsabilidade social visando à melhoria do entorno, além da prestação de serviço de saúde aos usuários do SUS. Até agora, foram arrecadados 1.056 kg de material reciclável, revertidos em R$ 107. Os funcionários também são incentivados a fazer a coleta em casa e atuarem como multiplicadores.

Outra iniciativa que faz parte do calendário de ações da UPA Botafogo é a doação de sangue. A equipe é mobilizada para comparecer ao Hemorio especialmente em datas onde historicamente há uma diminuição no número de doadores, como é o caso do Carnaval. Na última campanha, 14 funcionários uniram-se para doar sangue e medula. Todas as iniciativas são pensadas de forma a não comprometer a fluxo de atendimento aos pacientes.

- Queremos que os 236 funcionários enxerguem que a importância do nosso trabalho pode ir além da assistência em saúde prestada dentro da UPA. Isso demanda a implementação de uma nova cultura, que resulta em benefícios também à equipe que se sente motiva em ajudar o próximo e preservar o meio ambiente - explica a coordenadora administrativa da UPA, Cristina Vidal.

Outra ação social que mobiliza os profissionais é a campanha de arrecadação de agasalhos, realizada entre junho e julho. Em datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal, também são arrecadados brinquedos, alimentos e roupas, que são doados a instituições de caridades.

Premiação inédita – Em novembro de 2014, a UPA Botafogo recebeu o triplo Ouro do Prêmio Qualidade Rio (PQRio), a mais importante honraria do Governo do Estado na área de gestão, fazendo desta a primeira e única Unidade de Pronto Atendimento do país a conquistar este prêmio. Com uma média de 11 mil atendimentos por mês, a unidade conta com outro importante indicador de qualidade, a pesquisa de satisfação. Em janeiro, 94% dos pacientes ou acompanhantes avaliaram o atendimento recebido como sendo bom ou ótimo, em um total de 663 questionários respondidos.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim