Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

15 de junho de 2016

Três estudos desenvolvidos no Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, serão apresentados no principal Congresso de Medicina Perinatal da Europa

O Hospital Estadual da Mãe, inaugurado em 2012, é hoje a principal referência na Baixada Fluminense na assistência ao parto de baixo risco, além de apresentar o melhor indicador da rede em parto normal, com média de 76%. Outro destaque da unidade vem sendo o investimento em estudo e pesquisa por parte de seus profissionais, como aconteceu no desenvolvimento de três estudos que, após passarem por uma seleção, serão apresentados no XXV European Congress of Perinatal Medicine, considerado o principal evento médico desta área na Europa, que é bianual e vai acontecer entre os dias 15 e 18 de junho, na Holanda.

O primeiro estudo tem como tema INFLUENCE OF SUPPORT ON BREASTFEEDING RATES HOSPITAL ESTADUAL DA MÃE – RJ- BRAZIL- IN 2015*. O resultado da pesquisa evidenciou que as pacientes tiveram alta em aleitamento exclusivo com taxa de 98,93% e em seis semanas após o parto este índice se manteve em 88,16%. Estes dados evidenciaram, por tanto, a importância do apoio à mulher na elevação das taxas de amamentação materna no Brasil.

O estudo OBSTETRIC CARE AT THE HOSPITAL ESTADUAL DA MÃE. MESQUITA -RJ – Brazil, 2015** traz índices compatíveis com serviços de referência mundiais, tais como:

– programa de parto humanizado: 6688 partos foram realizados em 2015 e apresentou baixo índice de cesarianas (24%);

– baixa taxa de episiotomia (24%);

– três mortes maternas (0,5 %);

– óbito fetal intraparto (0,56 %);

– taxa de mortalidade neonatal precoce (0,41 %);

– taxa de mortalidade neonatal precoce com mais de 2500 gramas (0,2 %);

– asfixia neonatal (1,1 %);

– satisfação materna (99%).

Vale ressaltar que o Hospital da Mãe mantém um Serviço de Emergência Obstétrica e, nem sempre, recebe pacientes com perfil de baixo risco, o que impacta em aumento de suas taxas, devido à gravidade de alguns casos que se apresentam para internação.

O terceiro e último estudo denominado TREND IN FETAL MORTALITY RATES, BRAZIL, 2001-2010***, que resultou na queda significativa na mortalidade fetal e queda anual de 1,59% (intervalo a 95% variou de -2,04% a -1,13%). Conclusão: Os programas adotados na assistência às pacientes atendidas no Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, e no Instituto de Saúde Coletiva, em Niterói, têm sido efetivos em reduzir a mortalidade fetal.

- A importância que a pesquisa tem no Hospital Estadual da Mãe é a de melhorar, constantemente, a formação dos nossos profissionais e nos manter atentos à qualidade da assistência, buscando recursos que aprimorem o cuidado ao paciente. Outro beneficio é que conseguimos enxergar melhor o entorno do hospital e, assim, agirmos de forma socialmente responsável com a comunidade que nos cerca, levando aos moradores mais do que a assistência em saúde – explica o coordenador de pesquisa do IEP-HMTJ, Prof. Alfredo Cunha.

Sobre o IEP - O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) foi criado em 2015 pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), grupo responsável pela gestão do Hospital Estadual da Mãe e mais nove unidade de saúde no Rio de Janeiro, por meio de contrato com instituições púbicas para administrar unidades com atendimento 100% SUS. O IEP foi criado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos profissionais de saúde e gestores estimulando pesquisas científicas que contribuam para o aprimoramento constante da assistência, além de propiciar o compromisso do grupo com o desenvolvimento social e benefício da população, que reflete o principal valor da instituição – o respeito às pessoas.

Autores dos estudos:

*A. Cunha (1), F. Melino (1), F. Aguiar (1), F. Teixeira (1), A. Aurélio (1), M. Batista (1), V. Tavares (1), V. Lira (1), A. Muniz (1), E. Gerde (1) **A. Cunha (1), F. Aguiar(1), S. Teixeira(1), E. Gerde(1) ***Cunha 1, M. Nascimento 2, S. Teixeira 1; E. Gerde 1; C. Soeiro 1.

(1) Hospital Maternidade Terezinha de Jesus, Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil

(2) Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem