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14 de janeiro de 2014

Ter noites de sono regulares é fundamental à saúde. Confira algumas dicas

Se sentir renovado pela manhã é a melhor forma de avaliar a qualidade do sono. Estudos indicam que, em média, uma pessoa precisa dormir entre 6 e 8 horas por noite. Mas esta não é uma realidade para 63% dos brasileiros. O problema se agrava quando a pessoa passa a ter insônia de forma recorrente, que é diagnosticada pela dificuldade de pegar no sono ou despertar pelo menos três vezes por semana, por um período de 15 dias. Os sintomas mais comuns são a alteração no humor, perda de memória e cansaço excessivo.

Confira algumas dicas que ajudam na hora de dormir:

1 - O consumo de leite pode ajudar na hora do sono. Isso porque o cálcio contribui para que o cérebro fabrique melatonina, hormônio ligado ao descanso. O ideal é consumir 2 copos por dia;
2 - Tente manter um horário regular na hora de deitar e levantar. Quando não for possível seguir isso, procure compensar as poucas horas de sono de um dia da semana em outro dia;
3 - De forma frequente, convivemos com excesso de barulho. Por isso, quando vamos dormir, o silêncio total pode fazer com que qualquer ruído nos faça despertar. Colocar uma música tranquila e em volume baixo pode ajudar;
4 - O excesso de peso é um dos fatores que mais interferem no sono;
5 - Para as mulheres, o estresse e o ciclo menstrual desregulado são fatores que interferem muito na hora de dormir;
6 - Remédios para dormir causam menos dano à saúde do que passar a noite em claro, mas eles só podem ser utilizados com acompanhamento médico.

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