Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

09 de maio de 2016

Simpósio de transdisciplinaridade no pré-parto, parto e pós-parto reúne profissionais consagrados e público recorde em sua primeira edição


Os dois dias do Simpósio PeriParto 2016, evento pioneiro organizado pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (IEP-HMTJ), foi um sucesso de número de participantes, que ultrapassou a marca de 300 pessoas, e de retorno em relação à relevância das palestras, que geraram debates de grande interesse por parte dos ouvintes, uma vez que o evento tinha a característica de reunir várias categorias de profissionais da saúde, como forma de agregar valor à discussão sobre a melhoria da assistência ao parto.

 - Nosso objetivo com este simpósio é preencher uma lacuna no estado com fóruns de discussões multidisciplinares, com efetiva participação de todas as categorias profissionais envolvidas na assistência ao trabalho de parto, parto e pós-parto imediato" - resume o presidente do PeriParto, Sérgio Teixeira.

Ao todo, o PeriParto reuniu 78 palestrantes com formações diversas como médicos, enfermeiros, fonoaudiologistas, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Contou com a representação dos principais Conselhos profissionais e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, e trouxe à tona temas como humanização no parto, doulas, enfermagem obstétrica, diminuição na intervenção na UTI neonatal, plano de parto, assistência integral ao pré-natal, valor do apoio à parturiente e aleitamento materno, entre outros.

Além das palestras e espaço para perguntas, o público pôde contar com aulas práticas sobre parto por fórceps, com o professor Alfredo Cunha, parto pélvico, com o obstetra Philippe Godefroy. Também contou com cursos pré simpósio de Neonatologia com a Dra. Cláudia Feitosa.

 - O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) está completando 90 anos e grupo busca concatenar pesquisa, educação e prática na melhoria da assistência prestada diariamente ao paciente e acredita na transdiciplinalidade como um fator positivo para o alcance deste resultado - afirma o diretor médico do HMTJ, Thiago Moraes.

Clique aqui a veja o álbum de fotos do simpósio PeriParto 2016.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

UPA JK Contagem