Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

28 de março de 2016

Semana de segurança do paciente é sucesso de adesão de funcionários no Hospital Melchiades Calazans

Entre os dias 22 e 24 de março foi realizada a Semana de segurança do paciente, que contou com a participação de 181 funcionários e foram abordadas as 6 metas internacionais preconizadas e atuantes no Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazanas (HEVMC).

Em detalhes, a programação apresentada à equipe:

Cirurgia Segura - Repassados os conceitos da cirurgia segura - envolve medidas adotadas para a redução do risco de eventos adversos, que podem acontecer antes, durante e depois das cirurgias. Eventos adversos cirúrgicos são incidentes que resultam em dano ao paciente.

Objetivos - Garantir que o procedimento seja realizado conforme o planejado, atendendo aos cinco certos: paciente, procedimento, lateralidade, posicionamento e equipamento.

Antes da Cirurgia - CONFIRMAÇÃO SOBRE O PACIENTE, LOCAL DA CIRURGIA E TIPO DE OPERAÇÃO.

Antes do Paciente de sair da Sala Operatória - CONFIRMAÇÃO DO PROCEDIMENTO REALIZADO,CONTAGEM DE INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS, COMPRESSAS E AGULHAS,IDENTIFICAÇÃO DE BIÓPSIAS e a importância do Time Out.

Comunicação Efetiva entre os profissionais de saúde - Abordado os tipos de comunicação, e a evolução, Assertividade na Comunicação, Objetivos, e necessidade de clareza entre os profissionais na área de saúde.

Avaliação da prescrição, Dispensação e ministração dos medicamentos - Foi orientado pelo coordenador da farmácia a importância da clareza na prescrição, Avaliação por parte dos farmacêuticos na avaliação de não conformidades, Dispensação correta e duplo check e os cuidados da interação medicamentosa.

Oficina da Lavagem das mãos - Foi repassado os conceitos da lavagem das mãos e realizado uma prática com os colaboradores sobre o passo a passo da lavagem.

Risco de Queda e Úlceras por pressão - Quais os sinais que os envolvidos na assistência devem ter para evitar úlcera de pressão e orientações para possíveis risco de quedas. Apresentado a Escala de Braden e Morse.

Oficina de risco de queda e Identificação correta dos pacientes - Realizado uma oficina prática entre os colaboradores como atores no desempenho de identificar, ministrar medicação e cuidados para risco de queda.

Eventos Adversos - Foram abordados o princípio da prática do evento adverso, conceitos, formas de notificação, apresentação do formulário padrão.

Todos os dias foram realizados sorteios de brindes e distribuição de folders com as metas internacionais.

Clique aqui e veja o álbum de fotos.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

UPA JK Contagem