Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

17 de setembro de 2013

Saiba como lidar com a síndrome pré-menstrual

Os sintomas da síndrome pré-menstrual são amplamente conhecidos por mulheres e homens: irritabilidade, melancolia, dor na mama, dor de cabeça e cólica. Gerada por uma alteração na produção dos hormônios femininos, em especial, o estrógeno e a progesterona, a TPM tem início, em média, entre 10 e 7 dias antes da menstruação e os sintomas tendem a desaparecer no 1º dia da menstruação. Mas esta não é uma regra, o que pode fazer com que a mulher apresente sintomas até o final da menstruação.

O ginecologista e diretor do Hospital e Clinica da Mãe de Mesquita, Sérgio Teixeira, explica que algumas medidas podem ajudar a mulher a passar por esta fase.

- Optar por uma dieta com restrição à cafeína e praticar exercícios físicos regularmente ajudam a diminuir os sintomas. Para os casos em que a mulher sente muita irritação e dor, o médico pode optar pelo uso da fluoxetina que ajuda a controlar o humor, associado a analgésico e anti-inflamatório - afirma Sérgio.

Quando procurar ajuda médica? - A síndrome pré-menstrual atinge as mulheres em diferentes graus de intensidade. Por isso, para algumas delas a irritabilidade e a dor física podem gerar um grande sofrimento. A melhor forma de saber quando é necessário buscar ajuda médica é avaliar o quanto isso interfere ou causa transtorno na vida familiar, profissional e social da mulher.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim