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12 de março de 2015

Representantes da OSS HMTJ participam do lançamento do Prêmio Qualidade SES

Pelo oitavo ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) investe em ações de qualidade na gestão e no atendimento das unidades através do Programa de Excelência em Gestão (PEG). A abertura do Ciclo 2015, realizado no último dia 11, teve como diferencial o lançamento do Prêmio Qualidade SES, que tem por objetivo agregar valor à gestão da SES, por meio da internalização de uma cultura de melhoria contínua, visando a qualidade do atendimento e a satisfação dos usuários. O Prêmio Qualidade SES, alinhado às metodologias e ferramentas já implementadas, surge pela necessidade de uma postura empreendedora e integradora, voltada para o usuário das unidades estaduais de saúde. 

- A ampliação do programa de qualidade vai instigar uma competição sadia entre as unidades que demonstrarem bons resultados nas ações desenvolvidas. Temos que premiar aquelas que alcançarem as metas para que sirvam de modelo e estímulo para as demais – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

O evento contou com a presença de gestores e profissionais das unidades de saúde da rede própria, áreas do nível central da SES, representantes do Programa Qualidade Rio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e ainda com representantes do Consórcio Brasileiro de Acreditação.

Prêmio Qualidade SES – O PQ-SES vai premiar, através de reconhecimento formal, os órgãos que compõem a estrutura organizacional da SES que se destacarem na qualidade do atendimento. A comissão avaliadora será composta pelo secretário de Estado de Saúde, pelo assessor chefe da Assessoria de Gestão, e ainda por representante da Subsecretaria de Unidades Próprias, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Assessoria da Qualidade da SES, e até dois membros de organizações externas a SES.

O Prêmio Qualidade SES será dividido em duas categorias: UPAS e PAMs, Hospitais e Institutos; e avaliará as unidades considerando-se três critérios: Satisfação do usuário com o atendimento, Qualidade da Gestão, e Qualidade técnica do atendimento.

Programa de Excelência em Gestão – Gerenciado pela Assessoria de Qualidade da SES, o PEG implementa ferramentas e metodologias de gestão pela qualidade, promovendo o Aprendizado Organizacional, a Integração e o Alinhamento Sistêmico. Com o objetivo principal de qualificar a Gestão da SES, utiliza modelos preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade, Gespública e os Modelos de Acreditação Internacional. As metodologias adotadas permitem a implementação de ciclos de autoavaliação continuados.

A OSS HMTJ tem como um dos pilares o investimento em qualidade e segurança do paciente nas nove unidades geridas pelo grupo, por meio de contrato com a SES-RJ. Em 2014, várias instituições receberam certificações de reconhecimento internacional, como a Certificação ISO 9001: 2008, conferida aos Hospitais Estaduais da Mulher, da Mãe, Melchiades Calazans e UPA Copacabana.

 

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