Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

23 de março de 2015

Referência em atendimento de alto risco, Hospital Estadual da Mulher completa 5 anos e é destaque pela qualidade na assistência

Há cinco anos, no mês dedicado às mulheres, era inaugurado o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HEMHS), que vem cumprindo com êxito o trabalho de oferecer assistência de qualidade para gestantes e bebês de alto risco em todo o estado do Rio de Janeiro. A unidade, localizada em São João de Meriti, realiza, em média, 8 mil atendimentos e 400 partos por mês e orgulha-se de apresentar indicador assistencial compatível com unidades de saúde de padrão internacional. A taxa média de mortalidade de pacientes internadas na UTI Materna é de 1,9%. Para se ter uma ideia, segundo a literatura médica internacional, o índice de mortalidade para pacientes com este perfil de gravidade é de 8,4%.

Por se tratar de um hospital que atende casos de alta complexidade, o HEMHS conta com 59 leitos de UTI Adulto e Neonatal e UI Neonatal, além de uma equipe altamente especializada. Ao longo do ano passado, o setor de terapia intensiva somou 1.618 internações de pacientes prematuros ou com baixo peso.

São casos como o do pequeno Luccas Aguiar, que nasceu prematuro em 30 de outubro de 2014, pesando pouco mais de 1 kg. O bebê teve acompanhamento de multiprofissionais, passou por cirurgias, utilização de incubadora e respirador e hoje, quase cinco meses depois, chegou a 4 kg e vem recebendo acompanhamento para aprender a fazer sucção. Tudo isso na companhia da mãe, a dona de casa Jessica da Costa, de 20 anos, que passa os dias ao lado do bebê na unidade.

- A recuperação do Luccas foi possível graças à dedicação de toda a equipe do hospital Desde que meu filho nasceu faço uma festa mensal para celebrar a vitória dele e agradecer a todos os profissionais que nos ajudam - relata Jessica.

O diretor do hospital, Helton Setta, resume o trabalho desenvolvido pela unidade:

- Oferecer uma assistência com qualidade e segurança aos pacientes usuários do SUS e comparável às melhores unidades de saúde do mundo é possível porque dispomos de uma equipe qualificada e comprometida, além de infraestrutura que está na vanguarda do que há de mais avançado na área de Saúde às mães e bebês de alto risco - afirma.

Certificações - Em 2014, o HEMHS recebeu cinco diferentes certificações de qualidade. São elas: Selo ISO 9001: 2008, de reconhecimento internacional e foco em aprimorar a prestação de serviço aos pacientes; Certificação de Segurança no Centro Cirúrgico e pela terceira vez consecutiva na Central de Material Esterilizado, o Certificado Target Zero na Categoria Diamante, emitida pela 3M do Brasil, sendo a primeira unidade de saúde da rede pública estadual a receber tal título; Prêmio Qualidade Rio (PQRio) em gestão; Selo de Qualidade emitido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, órgão máximo de avaliação nesta área, para o serviço mamografia do hospital e Prêmio Top Quality, emitido pela MFC Consultoria, com foco no aprimoramento dos processos de trabalho.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim