Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

01 de janeiro de 2016

Primeiro bebê de 2016 nasceu no Hospital Estadual dos Lagos

2016 começou de forma muito especial para a equipe de profissionais do Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, na Região dos Lagos. O motivo foi o nascimento de João Guilherme da Silva Santana, o primeiro bebê do ano na rede estadual de saúde. O parto, normal, aconteceu nos primeiros dez minutos do novo ano e João veio ao mundo pesando 3,400kg. Ele é o segundo filho do casal Expedita Santana Araujo e Carlos Cesar da Silva, moradores do bairro Jaconé, em Saquarema.

- Nossa, estou muito emocionada, e cheia de orgulho por ser a mãe do primeiro bebê do ano! O João Guilherme nasceu bem, é dorminhoco, e nós estamos babando - conta Expedita.

Hospital Estadual dos Lagos - A unidade conta com 56 leitos de internação; 10 leitos de UTI Adulto; 10 leitos de UTI Neonatal; 5 de Unidade Semi-Intensiva Adulto, 3 leitos de estabilização; 4 salas de cirurgia; 2 salas de pré-parto/parto/puerpério (PPP) e 4 consultórios. Entre os exames oferecidos no Centro de Imagem estão tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma e Raio-X. O Hospital Estadual dos Lagos recebe pacientes que são encaminhados pela Central Estadual de Regulação (CER) e pela Regulação Estadual da Baixada Litorânea (CREGBL).

Mudança de cultura: atendimento humanizado - Exemplo no que se refere às práticas de humanização na assistência, um dos grandes desafios que os profissionais da unidade enfrentaram foi o de mudar a cultura de que o parto cesáreo é a melhor opção para as futuras mamães. Grande parte das pacientes apresentava resistência ao parto normal e desconhecia práticas de humanização na assistência. Com isso, a equipe multidisciplinar desenvolveu um trabalho focado em esclarecimento e vem conquistando resultados importantes: mesmo sendo uma maternidade de alto risco, o número de partos normais vem crescendo mensalmente.

O Hospital Estadual dos Lagos dispõe de recursos como salas PPP - local para onde a gestante é encaminhada quando está prestes a dar à luz e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto como bola de fisioterapia, cavalinho e massagem. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê. Outro diferencial é a utilização da banheira de parto, que possibilita momentos de relaxamento através da imersão em água morna. Todas essas técnicas visam diminuir a dor do parto e trazer mais tranquilidade durante o nascimento do bebê.

O cuidado com o bem estar e conforto estende-se também aos recém-nascidos que precisam utilizar a UTI Neonatal. Lá, foram colocadas redes nas incubadoras, que simulam a posição do útero materno e melhoram significativamente seu desenvolvimento, além de acalmá-los.

Fonte: SES-RJ

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim