Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

04 de maio de 2016

Postos de saúde oferecem vacina contra gripe aos profissionais de saúde

Desde o último dia 30 de abril, teve início a campanha nacional de vacinação contra gripe, conforme o calendário do Ministério da Saúde (MS). No estado do Rio de Janeiro, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. De acordo com as orientações do MS, os grupos incluem, além das crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e pacientes de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esperar imunizar pelo menos 80% destes grupos até o dia 20 de maio. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Pessoas que fazem parte do grupo de risco podem procurar os postos de saúde distribuídos em todo o estado. Ao todo, são cerca de 3 mil unidades de saúde, nos 92 municípios, que estão disponibilizando a vacina. É importante destacar que, especialmente com a proximidade do inverno, aumenta as chances de transmissão, o que demanda maior atenção da população para a prevenção.

- É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1. Nunca se observou casos de reações graves relacionadas a essa vacina e os benefícios são incontestáveis - destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem