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07 de junho de 2016

Por que sentimos mais fome no inverno?

A tentação de comer mais e alimentos mais calóricos e gordurosos no inverno é natural. A ideia de que o apetite aumenta é explicada cientificamente. No inverno, para manter a temperatura estável, nosso corpo gasta mais energia. E para compensar a perda energética, precisamos consumir mais calorias. Mas para evitar entrar no "projeto verão" mais cedo, o ideal é encontrar um equilíbrio. E não é só pelo risco dos quilos a mais, é preciso manter o colesterol e a glicemia sob controle.

Veja algumas dicas para se alimentar de forma mais saudável em pleno frio:

. Chás quentes à noite são sempre bem-vindos. Mas evite adoçá-los;

. Se a salada fria fica intragável nesta época, dê preferência a sopas de legumes cozidos, mas sem os adicionais calóricos queijos "gordos" e creme de leite;

. Evite os componentes da sopa com alto teor glicêmico: macarrão, batata e mandioca. Varie os legumes e sempre use uma carne;

. Legumes e verduras também vão muito bem misturados no omelete, compondo uma refeição leve e saudável;

. Para manter o consumo de frutas, coma as secas e desidratadas nos intervalos de lanche;

. Mas não dispense as frutas da época, de preferência todos os dias, com alto teor de Vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango etc);

. Para amenizar a tentação do achocolatado quentinho, dê preferência ao cacau em pó ou chocolate com alto teor de cacau;

. Alimente-se em intervá-los menores (de 3 em 3 horas), não deixe a sensação de fome fazer você exagerar no tamanho do prato;

. Prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa, os molhos brancos ou muito elaborados se tornam muito calóricos. Mas se for prepará-los use leite desnatado;

E beba água.

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