Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

29 de abril de 2017

PeriParto inova com fórum aberto à população

Foi realizado nesta sexta-feira (28/04) e sábado (29/04) no Centro de Convenções Sul América, o II Simpósio Transdisciplinar de Assistência Obstétrica, o Periparto 2017. Este ano, o evento teve uma inovação: um fórum de discussão aberto à população, que trouxe temas como amamentação, parto, mitos e verdades do pré-natal, sexualidade e maternidade. Além disso, mais de 70 profissionais da área de saúde de todo o país também debateram questões relevantes de saúde pública, como Zika e microcefalia e a sífilis, uma doença que ainda é uma questão atua

"Normalmente, eventos científicos não são abertos à população. Esta foi a oportunidade das gestantes, casais, amigos e familiares obterem dicas e tirarem suas dúvidas sobre amamentação, e também sobre os mitos que envolvem o pré-natal, parto, aleitamento e sexualidade na gravidez. Este é um evento único em que todas as correntes e categorias profissionais envolvidas no atendimento à gestante e ao recém-nascido podem participar da discussão sobre o tema obstetrícia", disse o Dr. Sérgio Teixeira, organizador do evento.

O Periparto 2017 é uma iniciativa do Instituto de Ensino e Pesquisa da OSS Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e tem como apoiadores Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ), a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (SOPERJ), a Federação de Ginecologiaq e Obstetrícia (FEBRASGO), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e a Associação de Doulas do Rio de Janeiro.

A mesa-redonda sobre Zika foi moderada pelo Dr. Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A mesa-redonda sobre sífilis contou com a presença do Prof. Dr. Mauro Romero Leal Passos, uma das maiores referências para o tema doenças sexualmente transmissíveis (DST) no Brasil. Já a conferência sobre aborto legal foi conduzida pela Dra. Melania Amorim, pós-doutora pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra.


Sobre a HMTJ:

A Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ) é uma entidade sem fins lucrativos, de gestão e execução de atividades e serviços de saúde de unidades públicas, para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão é estabelecida por meio de contrato com as secretarias de Saúde e o objetivo da HMTJ é trabalhar em colaboração com o poder público para proporcionar a oferta de um atendimento de saúde de qualidade. No estado do Rio, a HMTJ faz a gestão do Hospital da Mulher e do Hospital da Mãe, duas unidades de referência no atendimento às gestantes na Baixada Fluminense, e de quatro UPAs, Botafogo, Copacabana, Tijuca e Taquara.

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem