Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

04 de novembro de 2013

Palestra sobre parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar é ministrada aos colaboradores da OSS HMTJ

O Hospital da Mulher Heloneida Studart promoveu nesta segunda-feira, dia 04 de novembro, uma palestra com dois especialistas da área de cardiologia e terapia intensiva. Os temas foram "Parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar", ministrado pelo cardiologista Vinício Soares e "Particularidades deste tipo de atendimento em gestantes", promovida pelo intensivista Helder Melo. 

Os assuntos abordados trataram das diretrizes dos procedimentos adotados na sociedade médica norte-americana e europeia, técnicas e recursos utilizados atualmente e avanços na área.

- O mais importante no atendimento deste tipo de paciente é a rapidez, além de uma equipe bem treinada. Por isso, a atualização constante dos profissionais é tão importante - explica Vinício Soares.

Estudos indicam que ideal é que o paciente receba atendimento em até 4 minutos após sofrer a parada cardiorrespiratória. A cada minuto de retardo no socorro para a realização do choque, as chances de sucesso caem de 7% a 10%.

Atendimento voltado às gestantes - O Hospital da Mulher Heloneida Studart é a principal maternidade de atendimento de gestantes e bebês de alto risco na Baixada Fluminense. Por isso, a palestra contou também com a participação do médico Helder Melo, que tratou das particularidades deste tipo de atendimento em grávidas.

A OSS HMTJ, responsável pela gestão do hospital por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde, oferece constantemente cursos e palestras para os funcionários, visando atualizar a equipe quanto ao que há de mais avançado na assistência em saúde.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim