Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

25 de agosto de 2015

OSS HMTJ assume gestão de UPA em Contagem

Neste sábado, dia 22 de agosto, foi inaugurada em Contagem, Minas Gerais, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) JK, que será gerida pela Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), por meio de contrato com a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade é a décima sob gestão do grupo. O evento de inauguração contou com a presença dos conselheiros e diretores da OSS HMTJ, além do prefeito, dos secretários estadual e municipal de Saúde, entre outras autoridades.

- Gostaria de agradecer a confiança depositada no trabalho do HMTJ por parte da prefeitura, que tornou possível concretizarmos essa parceria. Nosso objetivo é oferecermos atendimento de urgência e emergência com qualidade na assistência e segurança ao paciente, atendimento humanizado e valorização dos profissionais. Assim, seremos um elo na busca pela melhoria da saúde para os moradores de Contagem, compondo a rede de atendimento, junto com a Atenção Básica e a assistência voltada à alta complexidade - afirmou o presidente do conselho da OSS HMTJ, José Mariano Moraes.

A unidade é composta por 6 consultórios médicos e a sala vermelha dispõe de 6 leitos de emergência. Já a sala amarela tem 32 leitos de observação, sendo 24 adultos e 8 pediátricos. A UPA conta com sala de gesso, sala de sutura, farmácia e serviço social. Na parte destinada aos exames, a unidade dispõe de sala de Raio-X e sala de eletrocardiograma. Um diferencial é que a unidade é a primeira do município a contar com serviço de emergência odontológica, disponível de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e 24 horas nos fins de semana e feriados.

Entre as especialidades disponíveis para atendimento estão clínica médica e cirúrgica, pediatria e ortopedia. A equipe é formada por 8 médicos plantonistas 24 horas, de segunda à segunda. Também compõem a equipe enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnico de segurança do trabalho, assistente social, dentista, auxiliar de dentista e administrativo.

Em seu discurso, o prefeito Carlin Moura lembrou que visitou algumas unidades geridas pelo HMTJ e que ficou impressionado com a qualidade que encontrou na assistência oferecida à população.

- Queremos que os usuários do Sistema Único de Saúde de Contagem possam contar com a mesma qualidade de atendimento que presenciei nas unidades geridas pelo HMTJ. O grupo tem um trabalho reconhecido nacionalmente e dispõe da nossa confiança - disse o prefeito.

Classificação de risco e humanização - A gestão implementada pela OSS HMTJ privilegia a oferta de um ambiente seguro ao paciente, com equipe preparada para receber e classificar o enfermo, de acordo com a gravidade de cada caso, e conduzi-lo à melhor assistência.

Na UPA JK, a oferta de uma assistência humanizada será feita de forma integral - desde o acolhimento do paciente até a sua alta, com implantação da visita ampliada para pacientes em observação, visando facilitar o acesso à unidade por parte das famílias; adoção de protocolo de segurança do paciente, com treinamento dos profissionais para adesão às práticas, aplicação de pesquisa de satisfação, além da visita ao leito por parte de equipe de serviço social, visando orientar sobre a rotina da unidade.

Clique aqui e veja o álbum de fotos.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim