Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

27 de agosto de 2015

No mês dedicado à amamentação, hospitais geridos pela OSS HMTJ desenvolvem ações de capacitação e estímulo em torno do tema

Em agosto, mês especialmente dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, cinco hospitais e maternidades geridas pela OSS HMTJ, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), organizaram um ciclo de palestras, visando esclarecer e, em especial, reforçar junto aos profissionais de saúde a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê.

As iniciativas envolveram equipes dos hospitais da Mãe, em Mesquita, da Mulher, em São João de Meriti, Melchiades Calazans, em Nilópolis, Albert Schweitzer, em Realengo, e Lagos, em Saquarema. A ideia é que os participantes atuem como multiplicadores deste conhecimento entre as pacientes e os familiares.

Entre os temas abordados estão Habilidades na Comunicação; Fisiologia do Contato Pele a Pele; Desmame e Início da Alimentação Complementar; Direitos da Mulher que Amamenta e Apoio à Nutriz que Trabalha.

A médica Claudia Feitosa, coordenadora de Neonatologia do Hospital da Mãe, apresentou palestra com o tema Desmame e Início da Alimentação Complementar. Para ela, o compartilhamento de informações ajuda a desmistificar o assunto e cria oportunidade para que o aleitamento materno seja adotado como uma prática natural dentro das famílias e na sociedade.

- Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros e podemos citar prevenção de alergias, de câncer e da obesidade, além do ganho emocional que vem do estreitamento do vínculo do bebê com a mãe. Por isso, a mensagem principal que tentamos disseminar é que as mulheres e as famílias precisam acreditar e investir no poder da amamentação – afirma Claudia.

Em todas as maternidades geridas pela OSS HMTJ, o aleitamento materno é incentivado desde a primeira meia hora de vida do bebê.

Investimento em educação e pesquisa – Em 2015, a OSS HMTJ criou o Instituto de Educação e Pesquisa (IEP), que tem como objetivo a promoção do avanço científico e tecnológico na área de saúde. Composto por membros titulados, o instituto busca o desenvolvimento dos profissionais que fazem parte do grupo de colaboradores do HMTJ, com objetivo de atender a missão da organização, que é a assistência à saúde com excelência, qualidade, humanização, sustentabilidade e transparência. O ciclo de palestras sobre aleitamento materno é iniciativa do IEP.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim