Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

23 de março de 2016

No Hospital Albert Schweitzer, Semana do Orgulho SUS mobiliza funcionários e pacientes no avanço na assistência

Na data em que se comemora a Semana do Orgulho SUS, o Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), em Realengo, deu início a uma série de ações que serão desenvolvidas com o objetivo de congregar ideias que resultem em uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. Para isso, é preciso envolver todas as pontas que formam esta rede de cuidados, ou seja, os gestores, os profissionais de saúde, os pacientes e os familiares. E para cada um deles foi dado espaço para expressar de que forma podem contribuir para que o sistema seja melhor para todos.

Foram distribuídos papéis para preenchimento desta resposta, que no final, serão analisadas pelos gestores da unidade e da prefeitura, com objetivo de extrair ideias que agreguem valor à assistência oferecida aos usuários e que apure as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

A enfermeira Uani de Almeida indicou a qualidade e a proatividade como fatores que podem melhorar o SUS. Ela explica que uma boa forma de observar se seu trabalho está sendo desempenhado de forma satisfatória é se colocar no lugar do paciente. Com isso, ela sempre procura manter-se atenta às necessidades dos enfermos. Há 3 anos trabalhando no SUS, Uani diz que a melhoria na qualidade da assistência em saúde é visível tanto para o paciente quanto para os profissionais.

Já a dona de casa Monique dos Santos, de 21 anos, moradora de Senador Camará, deu à luz Victor Hugo no último dia 18 de março, no HMAS. Acompanhada do marido, Juliano da Silva, de 23 anos, ambos responderam sobre como contribuir para um sistema de saúde melhor. Para o jovem, o importante é só usar o SUS quando realmente precisa.

Contribuição do hospital - O Hospital Municipal Albert Schweitzer também dá a sua contribuição para melhoria da assistência nesta data especial e a forma encontrada é a informação. A unidade está distribuindo centenas de informativos com os seis pontos preconizados pelo Ministério da Saúde sobre "Segurança do Paciente"; "Aviso Sobre Proibição do Uso de Adornos", estabelecidos pela NR 32, do Núcleo de Segurança do Trabalho e "Lavagem Correta das Mãos", da Comissão para Diminuição do Risco de Infecção Hospitalar. Além disso, a unidade também participou do curso de implantação protocolo de dor torácica.

As ações da Semana de Orgulho SUS vão até o dia 25 de março.

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem