Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

26 de maio de 2014

Médicos e enfermeiros da UPA Botafogo reforçam protocolo de atendimento para pacientes com sintomas de infarto

Médicos e enfermeiros da UPA Botafogo passam por um reforço no protocolo de atendimento de pacientes com sintomas de infarto, ministrado por profissionais do Núcleo de Cardiologia da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), entre os dias 27 e 29 de maio.

Em novembro do ano passado, a equipe passou por uma capacitação em Protocolo de Atendimento à Dor Torácica, que prevê o tratamento precoce do Infarto Agudo do Miocárdio, visando à redução no número de óbitos de pacientes submetidos ao tratamento com trombolítico.

Procedimento - Ao chegar a uma UPA com dores no peito, o paciente é avaliado e submetido a exames, como o eletrocardiograma. Com o diagnóstico, a equipe avalia quanto à necessidade de administração de trombolíticos. A substância é utilizada para desobstruir um vaso e permitir a irrigação de sangue ao coração quando o paciente é atendido nas primeiras seis horas após o início do sintoma de dor torácica.

Após ser medicado, o paciente fica em observação e passa por novas avaliações para identificar a necessidade de cateterismo, angioplastia para colocação de stent, cirurgia de revascularização ou alta hospitalar. Em caso de necessidade, esses procedimentos de alta complexidade são feitos em unidades de referência, após a transferência do paciente.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim