Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

02 de agosto de 2017

Mamaço na Baixada convida mães para abastecer o Banco de Leite do Hospital da Mulher

A Secretaria de Estado de Saúde realizará na próxima quinta-feira (3/8), às 15h, um Mamaço, na Praça Gil, em São João de Meriti. O evento promovido em parceria con a Prefeitura de São João de Meriti contará com a presença de mães amamentando seus bebês, e além de comemorar a Semana Mundial da Amamentação (de 1º a 7 de agosto), a ação também será um alerta para conseguir doadoras para o Banco de Leite do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart. Atualmente, apenas três mulheres doam leite para a unidade regularmente, um número muito abaixo do ideal. Profissionais da SES também estarão na Praça orientando a população sobre amamentação.

Como o estoque é muito baixo para atender aos bebês internados, o HMulher utiliza em média 600 litros de fórmula (leite em pó) por mês, quando o necessário seria essa mesma quantidade de leite materno mensal. É importante lembrar que a cada litro, até 10 bebês são beneficiados.

- O leite materno é o único alimento indicado a bebês de até seis meses porque oferece todos os nutrientes que o recém-nascido precisa. Além de hidratar, nutrir e sustentar, o leite materno reduz em até 20% a mortalidade dos recém-nascidos. Apesar de muito importante, são poucas as gestantes que sabem dessa possibilidade, por isso, nossa campanha nas maternidade acontece ao longo do ano - explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Para facilitar a doação e garantir o transporte correto do alimento dos bebês, as doadoras do Banco de Leite do HMulher contam com um serviço de transporte, que vai até a casa delas quando completam o frasco com o leite a ser doado. A mãe envia uma mensagem para a equipe do Banco e agenda a visita para a coleta.

Doar leite é muito simples, toda mulher saudável que amamenta, e não toma medicamentos que interfiram na amamentação, pode ser uma doadora. Não há uma quantidade mínima para ser coletada e ela pode realizar o procedimento quantas vezes quiser em sua fase de amamentação.

- A mulher que queira doar deve comparecer ao Banco de Leite para passar por uma consulta e coletar exames de sangue, em seguida ela é capacitada para fazer a ordenha, que é a retirada e o armazenamento do leite. Esses procedimentos são realizados para garantir a qualidade do leite doado - explica a nutricionista Michele Bertolo, coordenadora do Banco de Leite do HMulher.

Quem pode doar? - Toda mulher saudável que amamenta, e não toma medicamentos que interfiram na amamentação e na doação pode ser uma doadora de leite materno. A coleta é feita no próprio banco de leite da unidade hospitalar - onde há uma equipe multidisciplinar pronta para atender as lactantes - ou mesmo em casa, conforme orientação do hospital. Não há uma quantidade mínima para ser doada e a mulher pode realizar o procedimento quantas vezes quiser em sua fase de amamentação.

Pelo telefone 2651-9675, profissionais do Banco de Leite também orientam mães que tenham dúvidas sobre amamentação e informam sobre a doação de leite materno.

Onde doar?

* Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart - A unidade fica na Av. Automóvel Club, s/nº, Vilar dos Teles, em São João de Meriti e recebe doadoras de leite humano de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As voluntárias são cadastradas, realizam uma consulta onde o sangue é coletado e são capacitadas para realizar a ordenha em casa também. A unidade disponibiliza o material para armazenagem e busca semanalmente a doação na casa da pessoa. Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone 2651-9675.

SERVIÇO

Mamaço pelo Banco de Leite do HMulher

Data: 3/8, quinta-feira, às 15h

Local: Praça Gil, bairro Jardim Meriti, São João de Meriti

 

 

nossas unidades

Hospital Estadual da Mãe de Mesquita

Hospital Estadual da Mãe de Mesquita

Hospital da Mulher Heloneida Studart

Hospital da Mulher Heloneida Studart

--> -->
Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Copacabana

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Copacabana

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Botafogo

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Botafogo

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Tijuca

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Tijuca

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Jacarepaguá

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Jacarepaguá

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem