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18 de julho de 2013

Leite deve ser consumido em todas as fases da vida. Médica explica a importância


Leite e seus derivados devem fazer parte da alimentação de crianças e adultos de todas as idades. Isso porque são ricos em proteínas que beneficiam o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes e que garantem um aporte proteico aos adultos. Devido à sua composição nutricional equilibrada e riqueza em cálcio são indispensáveis numa alimentação saudável.

A coordenadora de pediatria do Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, Claudia de Araujo, explica como o consumo de leite atua em cada fase de desenvolvimento da vida.

- Para as crianças, os produtos lácteos ajudam no crescimento dos ossos e dentes e permitem a construção de reservas necessárias para o futuro. O período da adolescência é quando o organismo precisa de mais cálcio para a maturação e desenvolvimento da massa óssea. Uma ingestão insuficiente de cálcio nesta fase pode trazer problemas a nível ósseo no futuro. Para pessoas em idade adulta, o alimento ajuda prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fraturas - detalha a médica.

Para crianças entre 1 e 3 anos é recomendado o consumo de 1 a 2 copos de 250  ml de leite. Até aos 8 anos, o ideal é entre 2 e 3 copos. Para os adolescentes, as necessidades atingem cerca de 4 copos. Já na fase adulta, entre 19 e 50 anos, as recomendações decrescem para 3 copos de leite. Acima desta idade, as necessidades de cálcio são muito próximas às dos adolescentes, aumentando novamente para 4 copos.

Entre as vitaminas encontradas no leite estão vitamina A, complexo B, que engloba vitaminas B1, B2, B4, B6 e B12, e vitaminas C, D, E e K.

Alergia ao leite - Pessoas com alergia a proteína do leite (caseína, albumina e globulina), a substituição pode ser pelo leite de soja. Já no caso de intolerância à lactose, caracterizado como uma reação do organismo ao carboidrato, o ideal é optar pelo cosumo de leite e derivados sem lactose.

Qual leite consumir? - O leite integral é indicado para pessoas sem restrições de calorias e gorduras e o leite semi-desnatado para os que têm restrições. Já o desnatado é indicado apenas para quem precisa fazer uma restrição ainda mais severa. O leite em pó tem a mesma composição em termos de gordura e calorias e é recomendado para pacientes com restrição hídrica (a diluição seria em menos água) ou no caso da preferência da pessoa.

 

 

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