Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

29 de julho de 2015

Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans completa 9 anos com serviços que são referência na rede estadual

O Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans (HEVMC), em Nilópolis, acaba de completar 9 anos, com oferta de serviços que são referência aos usuários do sistema público de saúde, como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), disponível à pacientes que necessitam de uma assistência rápida e altamente especializada. As mais de 100 pessoas assistidas por ano contam com equipe exclusiva, sala própria para banho e um espaço que dispõe de sete leitos equipados para receber enfermos desta gravidade. A unidade oferece também serviço de odontologia para pacientes com necessidades especiais e realiza mais de 550 atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos mensalmente. São pessoas com diabete, hipertensão, cardiopatia, gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças com até 12 anos, portadores de necessidades especiais ou internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A diferença é que, muitas vezes, estes pacientes precisam receber anestesia geral com a participação do médico anestesista para que a equipe de odontologia possa atendê-los, o que demanda uma estrutura especial.

Outro serviço de destaque é o exame de colonoscopia, que auxilia na identificação de tumores de intestino e no diagnóstico precoce de doenças inflamatórias, que, quando tratadas preventivamente, podem evitar o surgimento de câncer no futuro. Para se ter uma ideia, hoje, no Brasil, este tipo de câncer está em terceiro lugar entre os mais recorrentes, segundo dados do INCA. A unidade realizada cerca de 20 exames por mês.

- É motivo de orgulho para toda a equipe do hospital saber que oferecemos uma assistência em saúde de qualidade reconhecida e priorizando a segurança dos pacientes. Aqui, recebemos não só moradores da Baixada Fluminense, mas de todo estado e contribuímos, com isso, para melhorar o acesso à população aos serviços especializados - explica o diretor da unidade, Carlos Alberto Pereira de Moura.

Por se tratar de uma unidade de saúde com perfil de alta complexidade, os pacientes são atendidos por encaminhamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), após passarem pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. O HEVMC conta também com maternidade de alto risco, que realiza, em média, 150 partos por mês.

Já na parte cirúrgica são ofertadas cirurgia geral, proctológica e urológica, prostatectomia suprapúbica, que é indicada para pacientes com aumento de próstata ou com tumor, cirurgia vascular (tratamento de varizes e doenças vasculares periféricas), cirurgia plástica especificamente para enxertos de pele no tratamento de queimados e ginecologia.

Satisfação no atendimento - A unidade realizada constantemente pesquisa de satisfação do atendimento, com pacientes e acompanhantes. A última feita em junho, com 496 pessoas, indicou que 100% consideraram a assistência recebida como sendo ótima ou boa.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim