Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

21 de julho de 2015

Hospital Estadual dos Lagos inaugura serviço multidisciplinar para orientar e apoiar mulheres que acabam de dar à luz

O Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, acaba de inaugurar um serviço de orientação e apoio a mulheres que acabam de dar à luz. A equipe é formada por multiprofissionais, entre eles, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.

Em um ambiente acolhedor, confortável, descontraído e cheio de cores, as puérperas, bebês e acompanhantes são recebidos pela equipe para tratar de temas pertinentes à maternidade, como aleitamento materno, cuidados com o bebê e direitos da família. A ideia é criar um ambiente de troca, onde as pacientes tenham espaço para esclarecer dúvida e, assim, possam se sentir mais seguras e confiantes com o cuidado do bebê. Ao final, as mulheres recebem folder com informações abordadas no encontro.

Assistência humanizada - O Hospital Estadual dos Lagos, inaugurado há um ano, é referência para o atendimento de vítimas de trauma e cirurgias ortopédica e ginecológica, além de maternidade de alto risco. A oferta de uma assistência humanizada faz parte da proposta de cuidado desde o início. E um dos grandes desafios que os profissionais enfrentaram foi o de mudar a cultura de que o parto cesáreo é a melhor opção às futuras mamães. Grande parte das pacientes apresentava resistência ao parto normal e desconhecia práticas de humanização na assistência. Com isso, a equipe multidisciplinar desenvolveu um trabalho focado em esclarecimento e vem conquistando resultados importantes: mesmo sendo uma maternidade de alto risco, o número de partos normais vem crescendo mensalmente.

O hospital dispõe de recursos como salas PPP - local para onde a gestante é encaminhada quando está prestes a dar à luz e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto como bola de fisioterapia, cavalinho e massagem. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê. Outro diferencial é a utilização da banheira de parto, que possibilita momentos de relaxamento através da imersão em água morna. Todas essas técnicas visam diminuir a dor do parto e trazer mais tranquilidade durante o nascimento do bebê.

O cuidado com o bem estar e conforto estende-se também aos recém-nascidos que precisam utilizar a UTI Neonatal. Lá, foram colocadas redes nas incubadoras, que simulam a posição do útero materno e melhoram significativamente seu desenvolvimento, além de acalmá-los.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim