Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

01 de julho de 2014

Hospital Estadual dos Lagos é inaugurado em Saquarema

O Hospital Estadual da Região dos Lagos Nossa Senhora de Nazaré (HELagos), em Saquarema, acaba de ser inaugurado para oferecer assistência ao trauma em cirurgia e ortopedia, maternidade de alto risco e ginecologia cirúrgica. O atendimento será feito por meio de demanda referenciada, quando o hospital recebe pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação (CER). Assim, o HELagos representa um importante reforço à população da região da Baixada Litorânea, que engloba municípios como Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema e está estrategicamente localizado para servir de referência no atendimento para mais de 2,3 milhões habitantes.

O evento de inauguração contou com a presença da presidente Dilma Roussef, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, da prefeita de Saquarema, Franciane Motta e do presidente do Conselho da Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), José Mariano Moraes. O grupo fará a gestão da unidade por meio de contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-RJ).

Após visitar o HELagos, a presidente elogiou:

- Todas as políticas e ações de saúde são fundamentais à população. O que me chamou atenção aqui é a extrema qualidade em relação às pessoas. Criaram um ambiente humanizado que sei que fará a diferença. É a delicadeza do atendimento aliada à alta tecnologia dos equipamentos que existem aqui - afirmou Dilma Roussef.

A unidade tem um espaço de cerca de 11 mil metros quadrados e dispõe de uma estrutura com 56 leitos de internação; 10 leitos de UTI Adulto; 10 leitos de UTI Neonatal; 5 de Unidade Semi-Intensiva Adulto, 3 leitos de estabilização; 4 salas de cirurgia; 2 salas de pré-parto/parto/puerpério (PPP); 4 consultórios, incluindo o SOS Mulher, para o atendimento de vítimas de violência a partir de 12 anos de idade. Conta também com lactário, cartório, laboratório e unidade transfusional.

Entre os exames que serão oferecidos no Centro de Imagem estão tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma e Raio-X. Está previsto também exame de ressonância magnética, em um segundo momento.

Por se tratar de uma unidade de referência no atendimento de pacientes vítimas de trauma, o HELagos dispõe de espaço de fisioterapia e reabilitação, suporte psicológico e de fonoaudiologia para o atendimento dos pacientes.

A abertura do hospital será feita por fases. Neste primeiro momento será dado início ao atendimento da maternidade, dos serviços de imagem e das consultas ambulatoriais para agendamento de cirurgias eletivas.

Maternidade - Para realizar o atendimento de gestantes e bebês de alto risco, o Hospital Estadual da Região dos Lagos conta com uma equipe de multiprofissionais especializados, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. As pacientes reguladas pelo CER farão pelo menos uma consulta antes do parto.

A maternidade dispõe de 2 salas de PPP - local para onde a gestante é encaminhada quando está prestes a dar à luz e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto como bola de fisioterapia, rede e cavalinho. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê. A infraestrutura da unidade também contempla 1 sala de cirurgia para a realização de partos cesáreos. Os bebês nascidos no hospital poderão fazer Testes do Pezinho, Orelhinha, Olhinho e Coraçãozinho.

Clique aqui e veja as fotos do Hospital Estadual dos Lagos.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim