18 de agosto de 2017
Hospital Estadual da Mulher recebe 10ª espetáculo dos Doutores da Alegria
Quando o grupo de atores dos Doutores da Alegria entra no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, a alegria e a emoção tomam conta dos pacientes, acompanhantes e funcionários. A unidade é gerida pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ) por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeriro (SES-RJ).
A visita à hospital, referência em atendimento de gestantes e bebês de alto risco, que aconte nesta quinta-feira, dia 17/08, irá apresentar o espetáculo 'Tirando a Limpo', que conta a estoria de uma dupla inseparável de faxineiras que é contratada para limpar um circo que fechou, pois, sua maior estrela, o palhaço, fugiu. Neuza e Nilcéia, nossas personagens e autoras, partindo da notícia da fuga do palhaço e dos objetos deixados para trás vão construindo uma trajetória imaginária para o artista em países fictícios. O dono do circo, omágico, A mulher barbada, O homem mais forte do hundo e A bailarina se transformam em figuras que se relacionam com o cotidiano das duas trabalhadoras em uma história divertida e que é, acima de tudo, o retrato de uma amizade. Com duração de 50 munutos, a equipe de atores é acompanhada por uma pesquisadora que está desenvolvendo uma avaliação sobre o projeto.
O objetivo dos Dotoures da Alegria é trabalhar para que, cada vez mais, o hospital seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde, em que a arte é coadjuvante. Ao realizar apresentações mensais de variadas linguagens artísticas em hospitais públicos, Doutores da Alegria convida a sociedade a refletir quanto ao papel da arte em ambientes caracterizados pela fragilidade das relações, quebrando modelos cristalizados tanto na área de cultura como na área da saúde.