Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

05 de abril de 2014

Hospital Estadual da Mãe de Mesquita é escolhido para homenagear Alyne Pimentel

Neste sábado, dia 05 de abril, o Hospital da Mãe de Mesquita recebeu o secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, representantes do Ministério da Saúde e das secretarias de políticas para Mulheres e da Promoção da Igualdade Social. O objetivo foi prestar uma homenagem à Alyne Pimentel, rebatizando o espaço de convivência da unidade com seu nome.

Realizada em cumprimento às recomendações do Comitê para Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), da ONU, a ação foi uma das reparações simbólicas prestadas pela morte evitável de Alyne à sua família. A iniciativa contou ainda com a inauguração de uma placa com o nome da paciente na UTI na Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, e um seminário sobre mortalidade materna no Brasil.

Alyne Pimentel Teixeira e seu bebê morreram em novembro de 2002 depois de serem atendidos na Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória, em Belford Roxo, e no Hospital Geral de Nova Iguaçu. Além da reparação financeira, o Governo do Estado, juntamente com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde, estão criando estratégias para reduzir os números de mortalidade materna em todo o estado.

O Hospital Estadual da Mãe de Mesquita foi escolhido como local para a realização desta homenagem por ser a principal referência no atendimento de gestantes e bebês de baixo risco na Baixada Fluminense, tendo realizado no ano passado 6.331 partos e mantendo uma das melhores taxas de parto normal da rede estadual, que corresponde a uma média de 74% dos procedimentos.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim