Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

21 de outubro de 2013

Hospital da Mulher tem indicador assistencial de unidades de saúde de padrão internacional

O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, mantém indicador assistencial de unidades de saúde de padrão internacional. Com um índice médio de mortalidade de mulheres internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 1,9%, em setembro este indicador chegou à zero, já que não houve registro de mortes entre as 56 mulheres internadas na UTI. Para se ter uma ideia, segundo a literatura médica internacional*, a taxa de mortalidade materna é de 8,4% para pacientes de UTI materna, que é o perfil das mulheres assistidas no HMHS. Desde a sua inauguração, em março de 2010, foram atendidas 2.020 pacientes na UTI.

- O excelente resultado que temos no Hospital da Mulher pode ser atribuído a uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e envolvida no processo de cuidado das pacientes, com tratamento rápido e efetivo. Além disso, a unidade conta com equipamentos médicos e medicamentos avançados para o tratamento destas gestantes que estão em estado grave - explica Hélder Melo, coordenador da UTI materna do hospital.

Gestão - Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital da Mulher passou a ser gerenciado pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

*A fonte da pesquisa utilizada foi Epidemiology of Critical Illness in Pregnancy. In: Belfort, M.A. (Ed). Critical Care Obstetrics. Oxford: Wiley-Blackwell, de 2010.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim