Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

15 de agosto de 2016

Hospital da Mulher recebe certificação por oferecer sala para mulheres trabalhadores retirarem leite


Para as mulheres que trabalham fora de casa, o fim da licença maternidade e o retorno às atividades profissionais podem representar o fim de um dos vínculos mais importantes entre a mãe e o bebê: a amamentação. A licença maternidade tem sido uma importante aliada para que a as mães mantenham a amamentação exclusiva. De acordo com a II Pesquisa de Prevalência do Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal, o índice de aleitamento materno é duas vezes maior entre as trabalhadoras com direito a licença (53,4%) do que o registrado entre mulheres que não possuem o direito (26,8%). O aleitamento materno exclusivo até os seis meses diminui em até 13% a morte de menores de cinco anos em todo o mundo por causas evitáveis.

Com a proposta de contribuir para a continuidade da amamentação, as salas são especialmente preparadas dentro do ambiente empresarial, visando permitir que a mulher-mãe que amamenta possa de forma segura retirar seu leite e levá-lo para seu filho após a jornada de trabalho. "Essa ação é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, e tem como objetivo incentivar as mães a amamentarem seus filhos. Só quem é mãe sabe o quanto é difícil voltar a trabalhar amamentando e não ter lugar para tirar o leite", explicou Renara Araújo, assessora técnica do Ministério da Saúde.

Rede Estadual de Bancos de Leite Humano comemora certificação de mais 5 salas de apoio à amamentação, dentre elas a da Unidade Hospital da Mulher Heloneida Studart, onde a placa de certificação foi entregue a Gerente de Nutrição da HMTJ Mariana Barbosa e a RT do Banco de leite Michelle Bertolo.

"Esse é um espaço muito simples e barato, mas que permite a mãe recolher o leite de maneira segura e transportá-lo para casa para amamentar o seu bebê. Essas ações garantem às mulheres o direito de compatibilizar a sua vida profissional com o aleitamento, com o fato de serem mães"

 

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem