Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

20 de junho de 2013

Hospital da Mulher oferece serviço para pacientes portadoras de NTG


O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, é o Centro de Referência para pacientes portadoras de Doença Trofoblástica Gestacional, conhecida como NTG. Ela é normalmente identificada após um período de atraso menstrual, quando a mulher faz exame de gravidez, apresenta sangramento e, após realizar ultrassom, descobre que em vez de estar grávida, ela tem uma mola hidatiforme, que é um tumor que pode se tornar maligno.

O tratamento é feito através da retirada da mola por meio de aspiração e a mulher é acompanhada por um tempo que varia de 6 meses a 1 ano. Em 20% a 30% dos casos, o quadro evolui para um câncer e a paciente precisa ainda passar por um tratamento de quimioterapia e é acompanhada por mais dois anos e, idealmente, uma vez por ano pelo resto da vida.

O Hospital da Mulher é referência no estado para o atendimento de gestantes de alto-risco e desde a inauguração do serviço, em abril de 2012, a equipe já fez mais de 2.200 consultas.  O Centro de Referência de Neoplasia Trofoblástica Gestacional é coordenado pela médica Ângela Belfort e conta com uma equipe de oncologistas, ginecologistas e obstetras, além de enfermeiros.

- A Doença Trofoblástica Gestacional é curável quando diagnosticada precocemente e tratada. Não se justifica, na atualidade, que mulheres jovens, com futuro reprodutivo, vejam seus projetos de vida interrompidos. Nosso trabalho tem proporcionado o retorno delas às suas famílias e muitas têm outros filhos após o tratamento. Essa é a grande satisfação de toda a equipe -, explica Ângela.

Orientação - Em 2012, profissionais de saúde dos 92 municípios do estado participaram de seminários sobre a doença, sendo orientados a encaminhar as pacientes com este quadro para o Hospital da Mulher. A NTG não é rara no Brasil e tem bom índice de recuperação das mulheres, que na maior parte das vezes podem tentar uma nova gestação após um prazo médio de um ano.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim