Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

25 de julho de 2013

Hospital da Mulher é pioneiro no Teste do Coraçãozinho. Hospitais da Mãe e Melchiades Calazans também oferecem serviço


A realização do oximetria de pulso (teste do coraçãozinho) - exame que detecta doenças cardíacas congênitas em bebês recém-nascidos - foi implementado no Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, em agosto de 2012, fazendo da unidade a pioneira na rede pública brasileira na oferta deste exame em todos os bebês nascidos na unidade. Até agora foram feitos 2.794 testes no HMHS.

O exame leva menos de 5 minutos para ser realizado e detecta problemas no coração do bebê antes de aparecerem os sintomas. Cerca de 30% de crianças que nascem com cardiopatia complexa, não desenvolvem sintomas e ganham alta. As cardiopatias são diagnosticadas tardiamente e o bebê acaba correndo risco de morrer se não for operado logo. O teste do coraçãozinho consegue diminuir em 10% a mortalidade infantil porque aumenta as chances de sobrevida do bebê cardiopata.

Inaugurado no segundo semestre de 2012, o Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, também realiza o teste do coraçãozinho. Em Nilópolis, o Hospital Estadual Melchiades Calazans também disponibiliza o exame para todos os bebês nascidos no local.

Teste indolor e prático - Duas pulseiras são colocadas na mão direito e em um dos pés do bebê. Elas servem para medir a quantidade de oxigênio no sangue, através de um monitor ligado as pulseiras. Se a taxa de oxigênio estiver abaixo de 95%, será necessário repetir o exame e caso o resultado permaneça, o bebê deve ser encaminhado para realizar o exame de ecocardiograma e, então, detectar a cardiopatia. A oximetria de pulso tem especificidade de 99%, ou seja, significa que aqueles exames que obtiveram resultado negativo, tem grande porcentagem de não ter a doença.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim