Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

20 de dezembro de 2013

Hospital da Mulher é o primeiro da rede pública estadual a receber certificação de segurança no Centro Cirúrgico e na Central de Material Esterilizado

O Hospital da Mulher HeloneidaStudart (HMHS) acaba de receber um certificado de segurança no Centro Cirúrgico e pela terceira vez consecutiva na Central de Material Esterilizado, o Certificado Target Zero na Categoria Diamante. Com isso, a unidade passa a ser o único hospital da rede pública do estado a ter este título. Esta conquista é resultado da conformidade adquirida em 102 itens avaliados pela 3M do Brasil nos dois locais e segue critérios nacionais e internacionais de validação.

- É um grande orgulho para o Hospital da Mulher receber este certificado pelos benefícios que ele garante aos pacientes, trazendo mais segurança nos procedimentos cirúrgicos, investimento na qualificação dos profissionais e no atendimento, que teve o fluxo reorganizado a partir da adequação aos critérios estabelecidos durante o processo de certificação. Somos um hospital que recebe gestantes e bebês de alto risco, com uma média de 450 cirurgias realizadas por mês e a busca contínua pela qualidade sempre foi o nosso maior objetivo - afirma o diretor do hospital, Helton Setta.

Melhorias práticas - A certificação recebida pelo HMHS traz mudanças importantes à rotina da unidade. Entre elas, está a validação de todas as etapas do processo de esterilização do material cirúrgico. Além disso, 78 profissionais foram capacitados para adoção de procedimentos que aumentam a segurança do paciente, foram criados protocolos específicos e um checklist de cirurgia segura já vem sendo seguido pela equipe.

Histórico de investimento em segurança - Localizado em São João de Meriti, o HMHS foi a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro a receber a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar, e a segunda em todo o Brasil. O prêmio foi conquistado em 2011, 2012 e novamente em 2013. O programa, criado em 2005, tem por objetivo o reconhecimento das unidades de saúde que implementam e praticam boas práticas em suas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). Em 2010, com apenas seis meses de inauguração, o Hospital da Mulher recebeu a certificação na categoria Ouro.

Gestão - Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital da Mulher passou a ser gerenciado pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim