Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

15 de agosto de 2013

Hospital da Mulher comemora inauguração do Centro de Estudos e Pesquisas e prepara novo ciclo de palestras


O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Mereti, comemora a inauguração do seu Centro de Estudos e Pesquisas, que tem como objetivo estimular e promover a prática do estudo, o aperfeiçoamento e a pesquisa científica, difundindo o conhecimento entre os profissionais de saúde envolvidos com a assistência à mulher.

No evento inaugural foram realizadas duas palestras, tendo como tema "O Uso do Misoprostol em Obstetrícia", ministrada pelo professor Luiz Guilherme Pessoa da Silva e "Trombose Venosa na Gestação e Puerpério", ministrada pelo médico, Helder Konrad de Mello, coordenador da UTI materna da unidade. O debate contou com a presença de mais de 60 pessoas.

- O Centro visa oferecer atualização continua dos profissionais desta e de outras unidades, criar espaço para a realização de pesquisas e, consequentemente, aprimorar a assistência prestada à população - explica a coordenadora de Obstetrícia e uma das responsáveis pelo projeto no Hospital da Mulher, Ana Teresa Derraik.

A criação de Centros de Estudos e Pesquisas é um dos pilares da gestão implementada pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), que faz o gerenciamento, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), de sete unidades de saúde, além do Hospital da Mulher. São elas: Hospital e Clínica da Mãe de Mesquita, Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, leitos de UTI do Hospital Estadual Albert Schweitzer e UPAs Copacabana, Botafogo, Tijuca e Jacarepaguá. A ideia é estimular a prática continua do estudo entre os profissionais, incentivar a pesquisa voltada às necessidades da população atendidas nas regiões onde as unidades prestam assistência em saúde à população.

Funcionamento -  O Centro do Hospital da Mulher foi programado para realizar encontros a cada 3 semanas e é ideia é contar com a participação de palestrantes convidados e profissionais do hospital.

Para o segundo encontro, programado para o dia 23 de agosto, haverá uma palestra com o presidente da Federação Latino Americana de Mastologia, Mauricio Magalhães Costa. O tema será "Epidemiologia do Câncer de Mama no Mundo". A escolha do assunto que será debatido foi feita tendo em vista a taxa de incidência da doença e as possibilidades de prevenção.

Sobre o Hospital da Mulher - O HMHS foi criado em 2010 para ser uma unidade de referência no atendimento de gestantes e bebês de alta complexidade e conta com profissionais altamente especializados e com recursos como leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Intermediária (UI). Entre os serviços disponíveis, a unidade oferece atendimento integral à mulher no período gestacional de alto risco; neonatal completo; exames de mastologia, colposcopia, videohisteroscopia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiografia e cardiotocografia, além da Casa da Mãe, espaço em que a parturiente que mora em local distante da unidade pode ficar hospedada enquanto seu bebê permanece no hospital. Por mês, o HMHS realiza cerca de 3.200 consultas ambulatoriais, 500 partos e 40 mil exames laboratorias e de imagem.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim