Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

28 de junho de 2013

Hospital da Mãe: paciente descreve como a fisioterapia durante a gestação alivia dores


A professora Ingrid da Silva, moradora de Belford Roxo, aguarda com grande expectativa a chegada da filha Nicole, prevista para julho. Em meio à emoção da primeira gravidez, Ingrid precisa lidar com uma frequente dor nas costas. Inchaço, desconforto para fazer tarefas simples como caminhar e dores no corpo são sintomas frequentes durante a gestação. Por isso, o Hospital e Clínica da Mãe de Mesquita implantou um serviço inédito na rede estadual de saúde do Rio de Janeiro - a fisioterapia voltada para pacientes no pré-natal que começou a funcionar em dezembro 2012, seis meses após a inauguração do hospital gerido pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde.

O serviço permite que a paciente participe de consultas onde suas queixas são avaliadas e, caso necessário, de sessões onde são realizados alongamentos, massagens e exercícios para melhorar a capacidade respiratória, a flexibilidade e o aumento da força. As queixas mais comuns passam por lombalgia, edemas e inchaço nas pernas e pés, alterações vasculares e de equilíbrio.

- Sempre senti dor nas costas, mas durante a gravidez os sintomas aumentaram. Na primeira consulta fiz exercícios de respiração, alongamento e com a bola e já senti uma melhora. Fiquei muito feliz por saber que o hospital em que faço o pré-natal e onde farei o parto da minha filha também oferece esse serviço de alívio da dor com o uso da fisioterapia - afirma Ingrid.

Bola suíça, tatame e faixa flexível são alguns dos equipamentos que ajudam na aplicação de técnicas como drenagem linfática, massagem relaxante e outros procedimentos manuais realizados durante a sessão, que dura cerca de 40 minutos. A periodicidade, uma ou duas vezes por semana, é definida pela fisioterapeuta.

Além dos exercícios durante o atendimento, a especialista orienta o que pode ser feito em casa para aliviar a dor, ensina a melhor posição para dormir, que também favorece a circulação sanguínea do bebê, e como realizar atividades do dia-a-dia como agachar, levantar da cama e carregar peso.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim