Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

21 de maio de 2013

Hospital da Mãe inaugura ambulatório para orientar pacientes com dificuldade para amamentar


O Hospital e Clínica da Mãe de Mesquita inaugura um ambulatório de amamentação, criado para atender mães que fizeram o parto na unidade e tenham dificuldade para fazer o aleitamento. No local, as pacientes são avaliadas, orientadas e é feita a identificação do problema que vem impedindo o ato de amamentar. A equipe de multiprofissionais do ambulatório é formada por enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e fonoaudióloga.

O ambulatório de amamentação surgiu como uma das iniciativas da Comissão de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno, implementada no Hospital da Mãe em agosto de 2012. O trabalho de incentivo ao aleitamento está presente nas diferentes fases da gestação das mulheres atendidas na unidade - desde as consultas no pré-natal, durante a internação para o parto e nas consultas depois do nascimento do bebê.

- Um dos fatores que mais impedem que as mães amamentem adequadamente seu bebê é a desinformação. Por isso, criamos esse espaço para oferecer esclarecimento e amparo às mulheres que sentem dificuldade neste momento e prevenir que a amamentação exclusiva seja interrompida. O ato de amamentar além de fortalecer o vínculo mãe e bebê é também a melhor forma de garantir que a criança se desenvolva de maneira saudável. Nenhum alimento substitui o leite materno e suas propriedades.  - explica a coordenadora da Comissão de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno, Fernanda Melino.

Fazer com que as mulheres entendam a importância do aleitamento, incentivar que a família apoie a mãe durante o processo e criar um espaço tranquilo na casa para que elas possam amamentar são algumas das medidas que ajudam.

Problemas mais frequentes - Entre os problemas mais comuns durante o aleitamento está o ingurgitamento mamário, que é quando o leite fica retido na mama e o bebê não consegue sugar, e a fissura no mamilo. No primeiro caso, a mulher pode sentir dor, ter febre, desenvolver uma inflamação e o leite pode empedrar, impedindo a amamentação. Nos casos de fissura mamária, causada principalmente pela pega incorreta do bebê, os vilões são a desinformação e a utilização de bicos artificiais, como chupetas, mamadeiras e bicos de silicone.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim