Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

09 de dezembro de 2014

Hospitais da Mulher, Mãe, Melchiades Calazans e UPA Copacabana recebem certificação ISO 9001: 2008

Os Hospitais Estaduais da Mãe, em Mesquita, da Mulher Heloneida Studart, Melchiades Calazans e a UPA Copacabana receberam nesta terça-feira, dia 09 de dezembro, certificação ISO 9001: 2008. A premiação é resultado de um investimento contínuo nos processos de gestão e qualidade das unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) geridas, por meio de contrato, pela Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ). Com reconhecimento internacional, a certificação tem como objetivo aprimorar a prestação de serviço aos pacientes, no caso de unidades de saúde, investindo em segurança, otimização de processos, organização, satisfação dos usuários e capacitação contínua da equipe.

- A qualidade de atendimento que encontramos nestas unidades são motivo de orgulho. Assistência humanizada, resolutividade, infraestrutura adequada e profissionais competentes à disposição dos pacientes do Sistema Único de Saúde. Tudo isso é possível graças à parceria entre poder público e organizações sociais de saúde competentes - destacou a subsecretária de Unidades Próprias da SES, Valéria Moll.

Para receber o selo, as quatro unidades passaram por auditorias externas independentes, que avaliaram dezenas de critérios que envolvem o trabalho, em um processo que exigiu mais de um ano de empenho e dedicação das equipes.

- A certificação ISO 9001: 2008 é mais um importante passo no nosso trabalho, norteado pela qualidade e a segurança da assistência em saúde que oferecemos aos pacientes, a gestão otimizada dos recursos e a transparência. Acreditamos e investimos nos profissionais e a nossa história e os resultados conquistados indicam que estamos no caminho certo - afirmou o diretor médico da OSS HMTJ, Thiago Moraes.

A busca por este selo de qualidade exigiu das unidades, entre outras tarefas, revisão e aprimoramento contínuo de fluxos de trabalho, ajustes na relação com fornecedores, controle de processos, qualidade de infraestrutura e garantia da satisfação dos pacientes e acompanhantes, em indicadores que ultrapassam mais de 95% de avaliação positiva nos três hospitais e na UPA.

O ganho também se estende aos profissionais, que trabalham em um ambiente mais organizado, com oferta de capacitação contínua nos processos assistências e de gestão e ainda por prestarem serviço em unidades que dispõem de credibilidade internacional.

Emocionado, o diretor do Hospital Estadual da Mulher, Helton Setta, resumiu o sentimento de todos.

- Nesta semana, completo 40 anos de dedicação à Medicina e receber um certificado tão importante quanto a ISO 9001:2008 é motivo de grande orgulho. Ao longo de tantos anos de trabalho, posso afirmar com toda a segurança que respeito ao paciente é o maior bem que o profissional pode oferecer e é isto que colocamos em prática todos os dias no Hospital da Mulher - contou Dr. Setta.

Sobre a certificação - ISO 9001 surgiu em Genebra, em 1941, e trata-se de uma organização não governamental presente em cerca de 162 países. Sua finalidade é a adequação de instituições a um grupo de normas técnicas, visando estabelecer um modelo de gestão de qualidade e melhoria contínua.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim