Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

09 de abril de 2018

Gestão da OSS HMTJ leva tecnologia ao Hospital de Clínicas Sul de São José

Calcular o tempo de espera na recepção e avaliar o desempenho dos médicos exigia esforço manual no Hospital de Clínicas Sul, em São José dos Campos.

Até o ano passado, as fichas dos atendimentos eram impressas e contabilizadas pela direção da unidade. Uma a uma. Só então era possível saber o caminho percorrido pelo cidadão na unidade ou a quantidade de consultas realizada por profissional.

Com ajuda da tecnologia, essa realidade ficou para trás. O prontuário eletrônico é uma das inovações implantadas pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, que desde o fim de 2017 gerencia e operacionaliza as atividades do Hospital de Clínicas Sul, no Parque Industrial.

O prontuário eletrônico permite que, na tela do smartphone, a direção da unidade tenha informações em tempo real sobre o tempo de espera de pacientes, lista de medicamentos e desempenho do corpo médico.

"Antes, não tínhamos a sistematização dos atendimentos neste hospital. Era tudo feito à mão. Hoje, quando o paciente faz a ficha na recepção, já entra nesse sistema. Assim, não ‘perdemos' o paciente na unidade. A qualquer momento, sabemos onde ele está. E podemos reduzir a média do tempo de atendimento", afirmou a coordenadora do setor de clínica médica, Thalita Alves Morgado dos Santos.

A mudança na gestão ainda garantiu outros ganhos. A ortopedia, por exemplo, não tinha sala de gesso. Ao constatar fratura, o médico encaminhava o paciente ao Hospital Municipal, na Vila Industrial, região leste da cidade. Agora, é possível ser atendido diretamente no Clínicas Sul.

Uma nova ambulância com UTI (Unidade de Terapia Intensiva), uniformes divididos por área e sala de espera com televisão e internet foram outros ganhos.

Com a nova gestão da segunda maior unidade hospitalar pública de São José, os 320 profissionais que lá trabalhavam, sendo 70 médicos, foram remanejados para outras unidades de saúde do município, sobretudo UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Já a nova gestora tem 102 médicos recém contratados, 30 a mais que o período anterior, além de 200 profissionais de outras áreas.

 

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem