Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

08 de maio de 2015

Futuras mamães são homenageadas com pintura na barriga

Stela Marques, de 19 anos, acaba de passar por uma experiência inusitada e emocionante. Grávida de 9 meses, a dona de casa esteve nesta quinta-feira, dia 07, no Hospital Estadual da Mãe (HEM), em Mesquita, para fazer uma visita de vinculação, que é quando a gestante que faz pré-natal na unidade é convidada para conhecer o local onde fará o parto e o Espaço Mãe, onde são realizados os métodos não farmacológicos para alívio da dor, como fisioterapia e massagem, durante o trabalho de parto. E foi neste espaço que Stela foi convidada para participar de uma ação especial oferecida em homenagem ao Dia das Mães – a pintura na barriga.

O desenho é feito a partir do toque na barriga para identificar a posição do bebê. Esta pintura recebe o nome de “Ultrassom Natural” e, de forma lúdica, permite que a mãe e a família visualizem como o bebê está posicionado.

- As enfermeiras foram carinhosas comigo e pintaram a minha barriga. Foi engraçado ver o desenho sendo feito. Aproveitei para tirar fotos para guardar de recordação deste dia especial – relatou a futura mamãe.

A enfermeira Natalia Bueno, responsável pelas pinturas, explica que o processo estimula que as gestantes conheçam o seu corpo e toquem a barriga, como forma de estreitar o vínculo entre mãe e filho.

- O intuito de fazermos esta pintura é proporcionar que as mães se sintam mais próximas dos bebês que estão gerando e exaltar a alegria deste momento tão especial – conta.

Inaugurado há quase três anos, o HEM é a principal unidade de referência no atendimento de gestantes e bebês de baixo risco na Baixada Fluminense. Em 2014, foram realizados 6.772 partos, sendo 77,1% de partos normais, o que coloca a unidade em posição de destaque no país em relação a este indicador. A assistência humanizada é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo hospital, onde as gestantes são acompanhadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Em pesquisa de satisfação realizada em abril de 2015, o hospital foi avaliado como bom ou ótimo por 99,7% dos pacientes e acompanhantes.

Novo serviço – O Hospital da Mãe acaba de incluir em seu quadro um novo tipo de profissional, o enfermeiro obstetra. O objetivo é reforçar a assistência ao parto e oferecer mais um recurso de atendimento humanizado, onde o profissional acompanha a gestante e oferece ferramentas para tornar este momento mais acolhedor e tranquilo. São utilizadas técnicas como musicoterapia, cromoterapia, lavanda e banqueta de parto, como opção para o parto de cócoras. Para a realização de todos estes procedimentos, a saúde da gestante e do bebê é sempre priorizada, assim como o desejo da mãe. Outro diferencial é que a equipe envolve também o acompanhante neste processo para que ele contribua para dar segurança à paciente.

Clique aqui e veja o álbum de fotos.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim