Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

03 de julho de 2014

Funcionários da UPA Botafogo recebem vacina Tríplice Viral

A UPA Botafogo está realizando uma campanha de vacinação da tríplice viral para os funcionários. O objetivo é imunizar os profissionais contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. A dose representa um reforço, já que a primeira vacinação é aplicada através de injeção aos 12 meses de idade e uma segunda dose aos 15 meses.

Na unidade mais de 60 funcionários já foram vacinados. O setor responsável por esta imunização é a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Sobre as doenças

Sarampo - é uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções do espirro, fala e tosse, principalmente em ambientes fechados. A transmissão acontece quatro dias antes da aparição das manchas avermelhadas pelo corpo e até quatro dias depois. Os sintomas aparecem depois de dez dias da infecção: febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. Podem ocorrer complicações principalmente em crianças menores de cinco anos, como diarreia, otite e pneumonia. A encefalite (acometimento do sistema nervoso central) pode ocorrer de um para cada mil casos. Não existe tratamento específico para o sarampo e, sim, para melhora dos seus sintomas.

Rubéola - é uma doença transmissível de pessoa para pessoa e a rubéola só se "pega" uma vez na vida, já que o corpo cria sua autodefesa depois do primeiro baque. A transmissão ocorre através das secreções da fala, tosse e espirro de uma pessoa contaminada. Na metade dos casos os sintomas podem não aparecer. Quando aparecem, ocorrem cerca de 15 dias depois da infecção. Os sintomas mais comuns são febre baixa, aumento de gânglios no pescoço, manchas avermelhadas na pele, começando pelo rosto, passando pelo tronco e membros, chegando aos pés. Como os sintomas se assemelham a muitas doenças virais, somente um exame sorológico diagnosticará a rubéola. Também não há tratamento específico para a rubéola, somente para amenizar seus sintomas.

Caxumba - é uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções da fala, tosse e espirro de pessoas infectadas. Às vezes é assintomática ou apresenta sintomas leves como febre e aumento das glândulas salivares. Se a doença agravar, pode ocorrer o comprometimento do o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite) e, em casos muito graves, resulta em surdez e esterilidade.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim