Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

17 de março de 2014

Funcionários da UPA Tijuca participam de capacitação sobre sarampo

Funcionários da UPA Tijuca participaram na última sexta-feira, dia 14 de março, de uma capacitação sobre sarampo. Ao todo, 20 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam informações sobre como identificar sintomas e tratar pacientes que estejam com a doença.

O que é sarampo - Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Morbillivirus. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Prevenção - A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina tetraviral é indicada para prevenção do sarampo e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. Outra opção é a vacina tríplice viral.

 

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim