Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

17 de março de 2016

Funcionários da UPA Botafogo se mobilizam para doar sangue

Trabalhar para atender ao próximo, promovendo uma assistência em saúde qualificada e segura faz parte da rotina dos funcionários da UPA Botafogo, mas desta vez o esforço para beneficiar centenas de pacientes que precisam de sangue ultrapassou o perímetro da unidade.

Nesta semana, um grupo de colaboradores esteve no Hemorio para doar sangue. Ao todo, oito funcionários participaram da iniciativa, que já faz parte da agenda de responsabilidade social da UPA, junto com outras iniciativas como reciclagem e campanhas de arrecadação de donativos para doação à instituições de caridade.

- Como profissionais de saúde, sabemos o quanto o Hemorio precisa de doações diárias de sangue e mais do que investirmos em ações isoladas, queremos promover uma mudança na cultura, que conscientize os funcionários a doar com frequência e atuar como multiplicadores junto às suas famílias, amigos e vizinhos – explica Flavia Leite, coordenadora médica da UPA.

Em média, a mobilização para comparecer ao Hemorio acontece duas vezes por ano, desde 2014, e a assistente administrativa Elaine Uchoa participou pela primeira vez.

- O que me motivou a doar sangue é saber que a minha ação pode beneficiar até quatro pessoas. É um gesto simples, indolor e rápido – relata Elaine.

Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

Sobre o Hemorio - O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 200 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 25 postos de coleta distribuídos no Estado.

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem