Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

11 de novembro de 2019

Fique por dentro do setor de Fisioterapia da HMTJ

O Serviço de Fisioterapia do HMTJ atende a usuários do SUS nos níveis hospitalar e ambulatorial. Conta com profissionais com especialização e/ou mestrado atuando em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, prevenção e recuperação. Um estudo recente demonstrou o grau de satisfação em pesquisa realizada com 111 pacientes da clínica-escola situada no HMTJ. O resultado foi a evidência de um alto grau de satisfação quanto ao atendimento, à relação terapeuta-paciente, à equipe de atendimento, à dinâmica do trabalho e também quanto à estrutura da clínica. No conceito geral não houve resposta negativa, apenas excelente (55%), ótimo (27%) e bom (18%).

A equipe de Fisioterapia do HTMJ atende pacientes internos nas UTIs Adulto e Neonatal, no Ambulatório de Fisioterapia e nas enfermarias do hospital. O setor oferece serviço amplo, apropriado às necessidades das pessoas deficientes de uma forma coordenada, em programa definido para alcançar objetivos de melhoria da saúde, geração de benefícios e procura do melhor potencial físico, social, psicológico e emocional.

A Clínica de Fisioterapia do HMTJ também atende à comunidade. Os pacientes do ambulatório são apenas do SUS e exclusivamente encaminhados pela regulação do SUS Fácil. Os atendimentos são feitos com hora marcada e em dias pré-fixados. A assistência é realizada por fisioterapeutas do próprio corpo clínico do Hospital e por acadêmicos do curso de Fisioterapia. São oferecidos tratamentos de Fisioterapia nas seguintes áreas: Pediatra, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia, Ginecologia, Cardiologia, Fisioterapia respiratória, hidroterapia e Oncologia.

Dentro do ambiente hospitalar, os atendimentos são realizados pelo corpo clínico de fisioterapeutas do HMTJ e por acadêmicos do 7 º e 8º períodos de Fisioterapia, sob orientação de seus preceptores, nos leitos das enfermarias e nas UTIs Adulto e Neonatal, nas diversas patologias. E o trabalho é coordenado com o restante da equipe multidisciplinar que acompanha o paciente (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogas e assistentes sociais). Os objetivos da intervenção são: a recuperação funcional, parcial ou total de pessoas portadoras de necessidades físicas especiais definitivas ou temporárias, em nível sensorial e/ou cognitivo; a prevenção da instalação de deformidades e deficiência devido à patologia; a orientação de medidas de saúde pública, de acordo com o grau de complexidade e especialização da organização.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim