Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

01 de julho de 2016

Equipes de fonoaudiologia e odontologia do Hospital Municipal Albert Schweitzer lembraram importância do Teste da Linguinha

As equipes de fonoaudiologia e odontologia do Hospital Municipal Albert Schweitzer lembraram sobre a importância do Teste da Linguinha, que foi implementado na unidade em dezembro de 2014 e, desde então, avaliou 5.267 bebês. Ele serve para identificar se o recém-nascido tem alguma alteração no frênulo da língua. O objetivo é evitar que as crianças sofram futuramente com problema na fala, conhecido popularmente como "língua presa". Do total de crianças submetidas ao teste, 64 tiveram indicação para realizar cirurgia de correção denominada frenectomia.

Todos os bebês nascidos na unidade são avaliados antes da alta hospitalar, entre 24h e 48h. Os bebês internados na UTI Neonatal são avaliados no momento que apresentam prontidão para iniciar a dieta por via oral.

Os recém-nascidos que apresentam anquiloglossia severa são indicados à frenectomia, procedimento cirúrgico realizado antes da alta hospitalar, pelo serviço de odontologia. Após o procedimento cirúrgico, o bebê é acompanhado por 15 dias para incentivo e apoio à amamentação.

O maior estímulo à equipe é o relato dos pais que frequentemente observam melhora imediata na sucção do bebê no seio materno após o procedimento.

 

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem