Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

03 de fevereiro de 2015

Equipe multidisciplinar do Hospital Melchiades Calazans faz treinamento em parada respiratória

A equipe multidisciplinar dos setores de Clínica Médica e Cirúrgica do Hospital Estadual Melchiades Calazans passou por treinamento sobre Atendimento na Parada Cardiorrespiratória (PCR) em Adultos. O objetivo é aumentar a margem de sucesso no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória (PCR).

Para isso, é determinante o reconhecimento precoce dos sinais de parada cardíaca, a rápida ativação de sistema de atendimento de emergência, a pronta instituição do suporte básico e avançado de vida. A parada cardiorrespiratória (PCR) é sempre uma ocorrência dramática e responde por elevada morbimortalidade, mesmo em situações de atendimento ideal. Em casos assim, o tempo é variável extremamente importante, estimando-se que, a cada minuto sem reversão do quadro no indivíduo vítima de PCR, corresponde a 10% a menos de probabilidade de sobrevida.

A PCR, em si não representa um indicador de má qualidade da assistência, porém demonstra, principalmente, o nível de gravidade em que o paciente encontra-se. Uma vez presente, a chance de sobrevivência depende, em grande parte, da aplicação imediata, adequada e segura das manobras de reanimação que precisam ser instituídas prontamente, com a finalidade de restaurar as funções vitais e, consequentemente, evitar lesão cerebral irreversível.

O treinamento foi realizado em três dias para alcançar todos os plantões, com duração de duas horas, dividido em uma parte teórica, baseada no conhecimento de suporte básico e avançado de vida, e uma parte prática, envolvendo reanimação cardiopulmonar adequada.

Mais de 50 profissionais, entre enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeutas, participaram. O curso foi ministrado por Ângelo Divino e Wilton Rocha.

Devido ao interesse pelo treinamento, o curso será estendido a outras áreas da unidade em breve.

Definição - Parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação da circulação e da respiração, reconhecida pela ausência de batimentos cardíacos e da respiração, em um paciente inconsciente.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim