Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

20 de julho de 2016

Emergência do Hospital Municipal Rocha Faria é entregue à população

Foi entregue na manhã desta quarta-feira (20/07) à população, a nova emergência do Hospital Municipal Rocha Faria (HMRF), em Campo Grande, na Zona Oeste. O espaço foi totalmente reformado e ampliado e passa a se chamar Coordenação de Emergência Regional (CER) de Campo Grande. Com as melhorias, o setor passa a contar com alas exclusivas para o atendimento de adultos (masculino e feminino) e crianças. A maternidade também ganhou uma entrada exclusiva.

O hospital agora tem um novo espaço de Acolhimento da Família, com acesso climatizado e humanizado, para receber os visitantes na unidade, que já oferece visita aberta para os pacientes internados, diariamente das 11h às 20h. As obras beneficiam um total de 11 mil usuários por mês.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou as melhorias feitas no hospital nesta etapa de obras:

- A prioridade da reforma foi a área assistencial. Começamos a reformar pela emergência, onde separamos os fluxos pediátricos das emergências de adulto e obstétrica. Também foram reestruturadas as salas Vermelha e Amarela que são áreas críticas do atendimento aos pacientes. A maternidade do hospital, que também recebeu melhorias, desde a municipalização, já apresenta melhororas nos indicadores de mortalidade materna e no tempo de espera dos pacientes.

Na ala pediátrica da nova emergência, foram construídos dois consultórios, área de medicação/procedimentos pediátricos com seis poltronas, área de internação de curta permanência com quatro leitos, área de espera exclusiva, equipamentos específicos para atendimento pediátrico - como monitores e material de ventilação -, além de espaço todo climatizado e decorado com motivos infantis. A unidade realiza, em média, dois mil atendimentos pediátricos de emergência por mês.

Moradora de Campo Grande, Lenice de Souza, 32 anos, foi na companhia da mãe Elza de Souza, levar o filho Artur, de apenas 9 meses para a emergência pediátrica porque o menino estava há duas noites sem dormir e apresentando sintomas de algum tipo de infecção:

- Meu filho nasceu aqui e hoje veio inaugurar a reforma desse hospital. Não queria que tivesse vindo nessa circunstância, doente como está, mas o atendimento está sendo ótimo. Não tenho do que reclamar. Já fizeram exame de sangue nele e detectaram inflamação na garganta. Os médicos daqui são muito atenciosos. Sem dúvida, essa reforma deu outra cara ao hospital. Está tudo novo em um ambiente acolhedor.

Já o espaço dedicado à emergência para adultos foi totalmente reorganizado e climatizado. Foram construídas novas salas Vermelha, com dez leitos de observação, e Amarela, com 24, capacitando a unidade para realizar até 260 atendimentos por dia. Também foram construídas a nova Sala de Trauma, preparada para quatro pacientes e uma ala de retaguarda, com mais 122 leitos. Por mês, a unidade atende cerca de oito mil pessoas na emergência, 900 delas são casos de trauma.

O porteiro Jonas Bastos, 61 anos, tem como costume recorrer ao Rocha Faria quando a família necessita de atendimento de emergência e estava no local para visitar o pai de 85 anos que está internado na unidade há uma semana.

- O hospital melhorou muito mesmo. Nada se compara ao que era antes, quando chegávamos aqui e não encontrávamos médicos. Hoje, a gente chega e é bem recebido. Sem contar que sempre tem médico para atender os pacientes. A limpeza também foi outra melhoria que reparei no hospital - contou Jonas.

Uma ala exclusiva também foi construída para o atendimento obstétrico. As gestantes contarão com três consultórios e uma sala de exames, além de quatro leitos de observação, numa área totalmente climatizada. A nova emergência da Maternidade do Hospital Municipal Rocha Faria tem capacidade para realizar até 80 atendimentos por dia.

Desde a municipalização, em janeiro, já foram investidos R$ 17,4 milhões em melhorias de estrutura e novos equipamentos no Hospital Rocha Faria, com reforma e climatização das enfermarias, reforma da emergência, além da aquisição de novos equipamentos e mobiliário.

Em janeiro de 2016, a Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ) assumiu, por meio de contrato com a Secretaria Municipal de Saúde, a gestão do Hospital Municipal Rocha Faria.

 

 

 

 

 

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem