Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

14 de julho de 2016

Emergência do Hospital Municipal Albert Schweitzer é inaugurada

A nova Emergência do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste foi inaugurada hoje, dia 14 de julho. O setor passou por uma reformulação completa e, a partir de agora, conta com alas exclusivas para o atendimento de adultos, crianças e gestantes, o que vai beneficiar mais de 15 mil pessoas por mês. Além disso, a unidade ganhou ainda um novo espaço de Acolhimento da Família, climatizado e humanizado para receber os visitantes diariamente das 8h às 20h. A OSS HMTJ faz a gestão do hospital por meio de contrato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Municipalizado em janeiro, o Hospital Albert Schweitzer já recebeu investimento de R$ 29 milhões em infraestrutura e novos equipamentos. As melhorias incluem, além da nova Emergência, a reforma das enfermarias, da cozinha e do refeitório; equipamentos como tomógrafo, central de esterilização, raio-X digital e monitores cardíacos; e novo mobiliário que vai desde armários e camas até mesas cirúrgicas. Para oferecer a nova estrutura, foi demolido o prédio do antigo Hospital Olivério Kraemer.

- Esse era um hospital que tinha um fluxo muito difícil, praticamente não havia sala de espera e as pessoas tinham que aguardar do lado de fora da unidade, sem contar que os pacientes da emergência tinham que entrar pela porta dos fundos. Com essas melhorias, estamos retomando o projeto original do hospital, com entrada dos pacientes pela porta da frente e com a separação das emergências da maternidade, do adulto e pediátrica para dar mais conforto aos que vierem procurar atendimento - disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Na nova Emergência da ala exclusiva da obstetrícia, as gestantes contarão com três consultórios (um para classificação de risco e dois para clínica obstétrica), salas de ultrassonografia e de cardiotocografia, área de internação de curta permanência com cinco leitos, área de medicação/procedimentos obstétricos com cinco poltronas e de espera exclusiva, além de ambientação e identidade visual do programa Cegonha Carioca. A emergência obstétrica atende a mais de 2 mil pacientes.

No espaço dedicado à emergência para adultos foram construídos seis consultórios (um para classificação de risco, dois para clínica médica, um para cirurgia geral e dois para ortopedia); área para medicação/procedimentos com sete poltronas; salas para realização de eletrocardiograma e de curativos; e área de espera exclusiva para os mais de 10 mil adultos que buscam assistência médica de emergência no hospital por mês.

Um dos que sempre procura atendimento na unidade, o aposentado Wanderley Manoel Ribeiro, de 76, sai de Nilópolis, na Baixada Fluminense, para Realengo pela excelência no atendimento que recebe no Albert Schweitzer:

- Minha esposa teve um AVC no ano passado e está sempre passando mal. Venho muito aqui nesse hospital porque sempre somos muito bem atendidos. Agora com a reforma ficou melhor, mais bonito, fresquinho e confortável. Perto de casa não temos nenhum hospital desse nível, então a gente vem pra cá porque o atendimento aqui é 100%.

Também faz parte da reforma a ala pediátrica, que conta com ambiente climatizado e decorado com motivos infantis, três consultórios (um para classificação de risco e dois para o atendimento médico), área de medicação/procedimentos pediátricos com sete poltronas, área de internação de curta permanência com seis leitos e área de espera exclusiva, além de equipamentos específicos para atendimento pediátrico - como monitores e material de ventilação. A unidade realiza, em média, 3,5 mil atendimentos pediátricos de emergência por mês.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

UPA JK Contagem