Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

20 de junho de 2016

Em 4 anos, Hospital da Mãe realiza quase 25 mil partos e consolida-se no atendimento de gestantes e bebês de baixo risco pela qualidade da assistência

A comemoração do aniversário de quatro anos do Hospital Estadual da Mãe (HEM), em Mesquita, ganha contorno especial pelo alcance de números importantes como o de partos realizados, que chegou a 24.851 e a consolidação de indicadores que comprovam a qualidade da assistência oferecida pela unidade, entre elas, o de menor índice de parto cesáreo da rede estadual, com percentual de 24%, comparável aos melhores Serviços de Obstetrícia internacionais, além de excelentes resultados na saúde dos bebês.

Outro destaque no HEM fica por conta do investimento que seus profissionais fazem em estudo e pesquisa. Um exemplo é que três trabalhos que acabam de ser apresentados no XXV European Congress of Perinatal Medicine, considerado o principal evento médico desta área na Europa, que é bianual e aconteceu na Holanda. Os estudos têm o respaldo do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), criado em 2015, pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), grupo responsável pela gestão do Hospital Estadual da Mãe, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O IEP foi criado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos profissionais de saúde e gestores estimulando pesquisas científicas que contribuam para o aprimoramento constante da assistência, além de propiciar o compromisso do grupo com o desenvolvimento social e benefício da população.

- A importância que o Hospital Estadual da Mãe exerce hoje à população do Rio de Janeiro e, em especial, à Baixada Fluminense, vai muito além do reforço no cuidado de gestantes e bebês de baixo do risco, do pré-natal ao parto. Somos uma maternidade modelo no país, com assistência humanizada e serviços pioneiros tanto na rede pública como na privada. Sabemos que o que praticamos aqui serve de referência para outras maternidades no país e fora - afirma o diretor do hospital, Sérgio Teixeira.

Transdisciplinalidade - O Hospital da Mãe acredita e executa a trandisciplinalidade como uma ferramenta importante na boa prática do cuidado com o paciente por envolver o conhecimento de vários profissionais como o médico, o enfermeiro e o técnico, o fonoaudiólogo, o fisioterapeuta e o nutricionista.

E o HEM vem colhendo bons frutos com a união de conhecimentos de multiprofissionais. Um exemplo veio por meio do resultado de uma pesquisa que evidenciou que as pacientes da unidade tiveram alta em aleitamento exclusivo com taxa de 98,93% e, em seis semanas após o parto, este índice se manteve em 88,16%.

Entre os serviços de destaque oferecidos na unidade estão o "Mãe de 1º Viagem", voltado para gestantes do primeiro filho, visando orientar sobre as mudanças no corpo, alimentação adequada, suporte psicológico, cuidados com o bebê e incentivo à amamentação. O serviço conta com médicos, nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. As consultas médicas e com nutricionistas são individuais e um grupo de multiprofissionais faz reuniões mensais para orientar as gestantes e tirar dúvidas.

Outro serviço é o Centro de Estudos e Atendimento da Mulher Adolescente (Ceama), projeto que faz parte do Ambulatório de adolescentes que funciona na unidade. As pautas dos encontros, que acontecem todas as manhãs de segunda-feira, abordam temas essenciais neste momento da vida das jovens como alterações fisiológicas da gestação, mudança do corpo e das emoções, nutrição e aleitamento materno, direitos civis da gestante, importância da continuidade dos estudos, planejamento familiar e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e contracepção, cuidados com o bebê, além de promover a troca de experiência entre as participantes. Os pré-requisitos para a gestante ser atendida pelo serviço é ter menos de 19 anos e estar fazendo o pré-natal no hospital. Hoje, 20% das gestantes atendidas na unidade são adolescentes.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

UPA JK Contagem