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30 de outubro de 2014

Dicas de saúde: saiba como prevenir a osteoporose

Dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) indicam que cerca de dez milhões de pessoas no Brasil sofrem com a osteoporose. Por isso, conscientizar a população sobre as formas de combate à doença é de fundamental importância. Idosos e, principalmente, mulheres na pós-menopausa são os que mais sofrem com este mal. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.


A osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose apresenta índices de crescimento significativo à medida que a população cresce e envelhece. Como um problema de saúde global, ela está atrás apenas das doenças cardiovasculares. Uma pesquisa realizada pela Brazilian Osteoporosis Study (Brazos) mostrou que cerca de 90% dos brasileiros já ouviu falar sobre a doença, mas desconhece a prevenção e acredita que ela seja consequência natural do envelhecimento e, por isso, inevitável.


A doença não tem cura, mas pode ser prevenida e tratada, se diagnosticada precocemente, através da densitometria óssea, exame de fácil realização, indolor e de alta precisão. Com esse exame pode-se detectar a doença quando há perda de menos de 1% da massa óssea.


Abaixo algumas dicas de especialistas para combater esse mal:


Beba bastante leite: são recomendados 1.200 mg de leite por dia e, para quem não gosta, pode recorrer a outros laticínios como o queijo;


Boa alimentação: cardápio variado, com nutrientes necessários para o processo complexo que mantém a integridade dos ossos, como proteína das carnes, cálcio e alimentos integrais;


Pratique exercícios: exercícios de impacto mínimo. A caminhada é a mais recomendada;


Tome sol: expor-se à luz do sol por 15 minutos todos os dias sem filtro solar também é muito importante. O sol deve incidir sobre a face, tronco superior e braços. Evitar o sol após 10 horas da manhã.

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