Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

19 de novembro de 2014

Diabetes: 6,9% da população brasileira tem a doença. Saiba como prevenir

Nos últimos anos, o índice de pessoas com diabetes aumentou de 5,5% para 6,9% e as mulheres lideram o ranking das estatísticas. Os dados do Ministério da Saúde servem de alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença que, associada a outros fatores, pode acarretar problemas mais graves de saúde.

Confira abaixo os tipos de diabetes, prevenção e os sintomas da doença:

O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas, produtoras de insulina. Com isso, pessoas com esse tipo da doença produzem muito pouca ou quase nenhuma insulina e, com isso, precisam fazer a reposição medicamentosa. Já foi chamado de Diabetes Juvenil, por ser mais diagnosticado em crianças e adolescentes.

Com o aumento dos casos de obesidade, vêm sendo registrados casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes. Nesse tipo a característica principal é a resistência a insulina. Em geral, o diabetes tipo 2 é controlado com exercícios físicos, mas em alguns casos são necessários medicação oral e insulina também.

Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2 e aparecem na idade adulta, mas o controle da doença, feito com dieta e medicamentos, é fundamental para garantir uma vida normal.

Como prevenir?
Prática de exercícios físicos;
Manter o peso;
Alimentação saudável;
Fazer testes para medir a glicose com frequencia.


Sintomas da diabetes:
Sede intensa, fome intensa, perda de peso, muito cansaço, aumento do volume urinário, cicatrização difícil, infecções na pele, fadiga, dores nas pernas, importência sexual e problemas na visão.
Vale destacar que histórico familiar faz com que haja mais probabilidade de a pessoa manifestar a doença.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim