Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

25 de novembro de 2014

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, data que foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964 e que visa destacar a importância de colaborar. O dia serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo da sua rotina para ser doador voluntário. Estes pessoas têm seu sangue coletado para poder ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue. O ato de doar é um ato de solidariedade ao próximo.

No Brasil, existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter peso acima de 50 kg, ter idade entre 18 e 69 anos. Podem doar os jovens entre 16 e 17 anos, desde que eles tenham o consentimento formal do responsável legal. É importante lembrar que não é necessário estar em jejum para doar sangue.

A recomendação é fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar duas horas antes e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não pode doar quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, Hepatite, Sífilis e doença de Chagas, usuários de drogas e pessoas que fizeram tatuagens recentemente.

O Ministério da Saúde determina que as mulheres podem doar, no máximo, a cada quatro meses, e os homens a cada três. A doação pode ser feita em hemocentros e núcleos de hemoterapia distribuídos em todo o Brasil.

Mais informações - O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado ou acessar o site www.hemorio.rj.gov.br

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim